21°
Máx
17°
Min

Dos 11 colégios de Cianorte, apenas dois não foram ocupados

Dos 11 colégios estaduais de Cianorte, somente dois não haviam sido ocupados pelos estudantes até esta terça-feira (12), um deles do distrito de Vidigal, na zona rural do município.

No outro, o Santa Izabel, localizado na Avenida Santa Catarina, os estudantes fizeram uma assembleia e decidiram não partir para a ocupação, mas apoiar as que estão em andamento.

Isso porque o colégio abriga somente alunos até o nono ano, mais novos, o que dificultaria a manutenção de pessoas dentro da escola com segurança, segundo o presidente do Grêmio Estudantil, Christian Oliveira.

Os manifestantes são contrários à medida provisória do presidente Michel Temer (PMDB), que reformula o Ensino Médio, e pedem a rediscussão do assunto junto à sociedade. Também são contra a proposta de emenda à Constituição 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, inclusive com saúde e educação.

Estão ocupados Caio Moreira, Cianorte, Dom Bosco, Igléa Grollmann, Itacelina Bittencourt, José Guimarães, Primo Manfrinato, São Lourenço e CEEBJA.

Maringá

Em Maringá, são 15 escolas ocupadas, 23 juntando as cidades da região, e mais devem ser tomadas até o fim da semana.

Colaboração Renison Costa da Rede Massa