22°
Máx
17°
Min

Editora da Unila organiza série de palestras abertas ao público

Foto: Assessoria de imprensa - Editora da Unila organiza série de palestras abertas ao público
Foto: Assessoria de imprensa

Temas contemporâneos e que evidenciam a diversidade latino-americana compõem o 1º Ciclo de Palestras da Editora Universitária da UNILA (EDUNILA), programado para o período de 1º a 3 de junho. O evento terá como palestrantes os professores Rocco Carbone, da Argentina; Juan Ossio, do Peru; e Walter Garcia, do Brasil.

Os dois primeiros abordarão, respectivamente, assuntos relacionados à perseguição dos homossexuais no Paraguai e à importância do conceito de “cultura andina” na antropologia peruana. Já Garcia fará uma análise da obra “Encarnado”, da cantora Juçara Marçal.

Aberto ao público, o Ciclo acontecerá na Fundação Cultural de Foz de Iguaçu, no PTI e na UNILA Jardim Universitário. A iniciativa tem apoio do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA), que promove, em paralelo, seu 3º Encontro Inter/Disciplinário.

O 1º Ciclo de Palestras foi organizado com o intuito de difundir conhecimentos de interesse cultural, social e científico, aproveitando a presença dos três professores na cidade, onde participam da 2a Reunião do Conselho Editorial da EDUNILA. 

Segundo Analía Chernavsky, coordenadora-geral da EDUNILA, valorizar o pensamento crítico e compartilhar saberes são algumas das principais ações que dão sentido à existência de uma editora universitária. A realização do Ciclo, por um lado, apresenta à sociedade os especialistas participantes do Conselho Editorial; por outro, é uma das formas encontradas pela Editora para cumprir seu papel social e educativo em relação às comunidades interna e externa à Universidade.

Palestras

O Ciclo inicia-se na noite de 1º de junho, às 19h, na Fundação Cultural de Foz de Iguaçu, quando Rocco Carbone, professor da Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS), da Argentina, fará a palestra “Homosensual: textímulo. Represiones en Paraguay”. 

Naturalizado argentino, o filósofo italiano divide sua fala em três partes. A primeira, teórica, na qual analisa o chamado heteropatriarcado. A segunda centra-se na perseguição da ditadura de Alfredo Stroessner (1954–1989) sobre a população homossexual da capital, Assunção, em 1959, por meio da análise de uma série de caricaturas publicadas na imprensa da época. Por fim, Rocco falará sobre a história política do movimento LGBT.

No dia seguinte (2), às 14h, na Sala Florestan Fernandes 3 (PTI), a palestra “La importancia de la cultura andina en la antropología peruana” dará oportunidade a toda a comunidade acadêmica e demais interessados de conhecer parte do trabalho de Juan Martín Ossio Acuña. Catedrático da Pontificia Universidad Católica (PUC) del Perú, país do qual foi ministro da Cultura entre 2010 e 2011, Ossio propõe destacar as razões pelas quais no Peru, no que se refere à Antropologia e à História, se dá especial destaque à noção de “cultura andina”.

Fechando o Ciclo, no dia 3 de junho, a partir das 10h30, no laboratório 111 da UNILA Jardim Universitário, haverá  a palestra “Música e sociedade: reflexões sobre o disco Encarnado, de Juçara Marçal”, proferida por Walter Garcia. Professor da área de Música do Instituto de Estudos Brasileiros, da Universidade de São Paulo (USP), Garcia discutirá aspectos da forma do disco, lançado pela cantora em 2014. 

Segundo ele, “no desdobramento de certa atuação da crítica literária brasileira, a noção de ‘forma’ refere-se tanto à análise dos elementos que estruturam a obra — performance vocal, letras, melodias, harmonias e pulsações rítmicas das canções e acompanhamento instrumental — quanto às relações entre os sentidos dessa estrutura artística e alguns dos impasses do atual processo histórico brasileiro”.

Reunião e Encontro Inter/Disciplinário

Paralelamente ao Ciclo de Palestras, acontecem a 2ª Reunião Aberta da EDUNILA e o 3º Encontro Inter/Disciplinário do IELA. Com a participação de membros do Conselho Editorial e da equipe técnica da EDUNILA, a 2ª Reunião Aberta é uma oportunidade para que todos, pertencentes ou não à comunidade acadêmica, possam conhecer mais sobre os trabalhos da Editora. Serão apresentados os projetos desenvolvidos e os editais de publicação atualmente vigentes. O público poderá interagir, apresentar sugestões e estreitar o relacionamento com a EDUNILA.

Em sua terceira edição, o Encontro Inter/Disciplinário do IELA surgiu de uma situação semelhante à que originou o Ciclo de Palestras: aproveitar a presença de docentes e pesquisadores de outras instituições na Universidade para intercambiar conhecimentos. “Na UNILA, em geral, e no IELA, em particular, surgem várias pessoas. Gente que vem aqui para uma banca ou para outra atividade, e nós ‘puxamos’ para poder fazer um encontro com estudantes e professores”, explicou o coordenador do PPG-IELA, Andrea Ciacchi.

Na avaliação de Ciacchi, a parceria da EDUNILA com o Programa, fazendo com que o Encontro Inter/Disciplinário aconteça simultaneamente ao Ciclo de Palestras, “é fundamental”. Primeiramente, pelo fato de a EDUNILA ter um Conselho Editorial composto por pesquisadores de renome “que se dispõem a vir para a UNILA, para um trabalho que a própria Editora demanda para eles”. Em segundo lugar, para possibilitar parcerias e planejamentos na área da publicação.

Outras informações sobre a EDUNILA podem ser obtidas em www.unila.edu.br/editora

Colaboração: Assessoria de imprensa