27°
Máx
13°
Min

Escolas do Litoral discutem novo modelo de educação

(Foto: Divulgação) - Escolas do Litoral discutem novo modelo de educação
(Foto: Divulgação)

A cidade de Morretes (PR) será sede de dois importantes encontros que reunirão alunos e professores da comunidade, poder público e um grande educador: Tião Rocha, antropólogo e estudioso da educação há mais de 40 anos. Nesta terça-feira (9), Tião estará no Colégio Estadual Rocha Pombo, às 19 horas, para o encontro intitulado “Construindo o Futuro com uma Nova Educação”. O objetivo da inciativa é ouvir as demandas e necessidades da comunidade e propor sugestões de melhorias para a educação na região.

O educador é conhecido por identificar as potencialidades de cada escola e indicar soluções simples e efetivas. São esperadas 600 pessoas entre alunos, professores e lideranças das comunidades de Morretes, Matinhos e Guaratuba. A mediação ficará a cargo do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Valdo Cavellet.

Na quarta-feira (10), no mesmo horário, é a vez do Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga, conhecido como Colégio da Marta, também receberá Tião para um bate-papo no mesmo formato. Os eventos são realizados pela UFPR (Litoral), Núcleo Regional de Educação de Paranaguá e Instituto Ekôa, em parceria com lideranças regionais do movimento Tome Conta de Morretes.

Tião também é diretor-presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), conselheiro do Instituto Ekôa e agente social do Ekôa Park, parque ecológico que alia educação, recursos tecnológicos e vivências em meio à natureza. Segundo Tatiana Perim, diretora do Ekôa Park, é essencial dar voz às comunidades, para que elas, verbalizando seus anseios, possam transformá-los em mudanças.

Serviço

Encontros “Construindo o Futuro com uma Nova Educação”

Com Tião Rocha

Data: terça-feira (9) das 19h às 22h

Local: Colégio Estadual Rocha Pombo - Morretes

Data: quarta-feira (10) das 19h às 22h

Local: Colégio Estadual Vereador Osny David Fraga (Colégio da Marta) - Marta