28°
Máx
17°
Min

Estudante da UTFPR desenvolve plataforma para empréstimos de livros

(Foto: Divulgação / UTFPR) - Estudante da UTFPR desenvolve plataforma para empréstimos de livros
(Foto: Divulgação / UTFPR)

Pagar um preço fixo mensal para assistir filmes e séries pelo computador ou dispositivos móveis já faz parte do cotidiano dos brasileiros e de muita gente mundo afora. No entanto, poucos sabem que em Curitiba já existe um serviço semelhante para os aficionados por livros: o Matchbook.

O estudante do curso de MBA em Gestão de Negócios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba, Leonardo Fabrício Teixeira, em parceria com o irmão, Lucas Fabrício Teixeira, e o amigo Marcelo Santos Martins Gomes (Zulu), desenvolveu um modelo de negócio que reúne, em uma única plataforma, os benefícios das redes sociais e as funcionalidades dos aplicativos mobile: o Matchbook.

A ferramenta surgiu da experiência de um dos sócios, que compartilhava seus livros na empresa em que trabalhava, no Rio de Janeiro (RJ). O número de pessoas interessadas foi aumentando gradativamente, até que o grupo de usuários começou a interagir, trocar opiniões e fazer avaliações sobre os livros lidos. Com base nesse experimento, no início improvisado, foi criado um site e, posteriormente, já em solo curitibano, estruturada a ideia inovadora.

O Matchbook permite aos usuários organizar suas leituras e compartilhar opiniões, além de encontrar novos títulos de livros. O projeto garante a entrega do exemplar físico no local mais conveniente para o cliente e o mais importante, sem cobrar nada a mais por isso. O assinante permanece com o livro pelo tempo que desejar e quando terminar a leitura, basta avisar, que enviam alguém para recolher.

Para Leonardo, além da interação entre os usuários, um dos diferenciais do Matchbook é o preço da assinatura – mais barata que um livro – e o prazo ilimitado para devolução dos exemplares emprestados. “Com a facilidade de um clique, o assinante visualiza uma série de livros do gênero literário de sua preferência e, assim, desenvolve um hábito de leitura, proporcionando entretenimento e cultura”, ressalta.

Com planos para o futuro, o jovem empreendedor pretende expandir o serviço para todo o Brasil, colocando à disposição dos usuários livros digitais e áudio-livros. “O objetivo é deixar a leitura mais fácil e acessível para que os leitores façam bom proveito desse investimento, lendo o maior número de livros possível e compartilhando suas experiências”, sinaliza ele.

A professora Áurea Niada, orientadora do projeto pelo Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (Dagee) da UTFPR – Câmpus Curitiba, ratifica a viabilidade do empreendimento enquanto negócio, considerando as inúmeras ferramentas digitais idealizadas com o objetivo de facilitar algum aspecto da vida do consumidor nos dias de hoje. “A partir de um trabalho de segmentação de mercado bem desenvolvido, aliado às ações direcionadas de marketing, será possível alcançar o público alvo principal, convencendo-o de que usar o Matchbook é uma excelente alternativa para se ter acesso a um portfólio variado de livros, sem a necessidade de comprar e estocar”, afirma a professora, que é mestre e doutora em Administração e especializada em Gestão Empresarial e Marketing.

Já a professora Silvana Weber, que coordena o Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem) no Câmpus, destaca o potencial do projeto para ingressar na Incubadora de Inovações Tecnológicas da Universidade. “É um desafio inserir uma empresa competitiva e estruturada no mercado, por isso, muitas vezes, o processo de incubação é essencial para a consolidação e a sustentabilidade de projetos inovadores, como o Mathbook”, salienta.

Como funciona o Matchbook

O assinante paga uma mensalidade no valor de R$ 19,90 e pode escolher qualquer livro do acervo. No prazo de 24 horas, o livro é entregue no endereço de escolha, sem custo adicional. São milhares de opções, de lançamentos a clássicos e coleções, todos organizados por gênero. Depois de ler o livro, o cliente escolhe outro título e a troca é feita no endereço indicado pelo leitor. Assinatura pode ser cancelada a qualquer momento.

É possível pedir quantos livros quiser por mês, limitando-se a um de cada vez. Além desse serviço, o leitor tem acesso a uma rede social exclusiva, na qual pode avaliar, comentar e debater sobre os livros já lidos, gerando intercâmbio de conhecimento entre os usuários. O assinante monta a sua estante virtual, organizando suas leituras, informando o livro que está lendo, ou que já leu, ou que ainda pretende ler, bem como seus favoritos. Também pode seguir outros integrantes de seu interesse, acompanhando o que estão lendo, seus comentários e avaliações das obras.

Colaboração Assessoria de Imprensa