24°
Máx
17°
Min

Estudantes comprovam Leis de Newton com lançamento de foguetes

(Foto: Divulgação) - Estudantes comprovam Leis de Newton com lançamento de foguetes
(Foto: Divulgação)

Na missão de experimentar a terceira Lei de Newton, como forma de absorver melhoro conteúdo de Física, professores do Colégio Positivo decidiram levar os estudantes do Ensino Médio para fora da sala de aula e promovem, neste sábado, dia 11, um festival de foguetes. A atividade visa, principalmente, comprovar a teoria que diz que "a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário". Mais de 300 estudantes da primeira série do Ensino Médio foram desafiados a construírem seus próprios foguetes, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet. Os foguetes serão lançados de 20 em 20 minutos, das 8h às 11h30, na Universidade Positivo (UP), em Curitiba.

Para o coordenador da área de Física do Ensino Médio do Colégio Positivo, professor José Motta, o funcionamento do foguete pode ser explicado por meio de uma analogia com um balão (bexiga) de ar que está inflado e será abandonado sem ter sido amarrado: “uma vez cheio e solto, o ar é liberado e, então, o balão se desloca no sentido contrário ao movimento do ar ao sair do balão. Um foguete ao ser disparado para o espaço funciona exatamente como um balão. O foguete leva um combustível sólido ou líquido, que é queimado e descarregado continuamente a partir de uma câmara de combustão que expele gases em uma abertura devidamente posicionada. A reação em função da saída dos gases por essa abertura é o que proporciona o deslocamento do foguete no sentido contrário ao movimento desses gases”, explica.

Toda a atividade é supervisionada por professores, coordenadores pedagógicos e inspetores do Colégio Positivo, para que a tarefa ocorra de forma segura e didática. Além de incentivar os estudantes a aplicar conceitos da Física na solução de problemas, a atividade visa estimular a curiosidade e o uso do raciocínio lógico, além de promover o espírito de cooperação e a interação entre os alunos. O trabalho será avaliado em diversos itens – entre eles, a criatividade e qualidade do foguete, a altura mínima alcançada pelo projétil e o preenchimento de um relatório com dados e cálculos corretos, a respeito do conteúdo trabalhado em sala de aula e aplicado na prática.

Serviço

Lançamento de Foguetes

Data: sábado, 11 de junho

Horário: 8h às 11h30

Local: Universidade Positivo | R. Prof. Pedro ViriatoParigot de Souza, 5300 - Ecoville, Curitiba

Colaboração Assessoria de Imprensa