26°
Máx
19°
Min

Estudantes de Londrina conquistam bronze na WordSkills

(foto: Divulgação) - Estudantes de Londrina conquistam bronze na WordSkills
(foto: Divulgação)

Três alunos da unidade do Senai em Londrina conquistaram a medalha de bronze na etapa nacional da WorldSkills Competition, maior competição de ensino técnico do mundo. Durante as provas práticas na ocupação de Manufatura Integrada realizadas na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) entre 18 e 22 de julho, os competidores superaram equipes de cinco estados e chegaram ao terceiro lugar. O primeiro lugar ficou com a equipe do Mato Grosso (MT) e o segundo com São Paulo (SP).

Os alunos Lincoln Hattori, 22 anos, Paulo Matheus Nonewaliki, 20 anos, e Wesley Mateus Ferrarezi do Nascimento, 20 anos, enfrentaram uma maratona de um ano de preparação para conquistarem a medalha de bronze. Eles ganharam o primeiro lugar na etapa estadual da seletiva da competição, realizada em março deste ano. Os bons resultados renderam aos três jovens bolsas de estudo integrais para cursarem a graduação em Fabricação Mecânica no Senai.

O professor e treinador dos estudantes, Laercio Bergamin, explica que os jovens trabalharam em conjunto para desenvolver o desafio proposto pela organização da prova. Eles desenvolveram um veículo de recuperação em espaços confinados. “Eles trabalharam em trio: um com responsabilidade pela parte eletrônica, outro pela documentação do desenho e outro pelo projeto. O veículo era controlado remotamente, tinha que passar por obstáculos, por rampas e coletar objetos”, explica.

A boa colocação dos estudantes foi reconhecida pelo treinador e avaliador. “É um esforço recompensado. Eram oito estados competindo, e eles superaram boas equipes, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, diz Bergamin.

Competição continua

Este foi o resultado da primeira semana de provas práticas das áreas de ocupação da WorldSkills Competition que ocorrem nas unidades do Senai na CIC e em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Até o dia 12 de agosto, estudantes de ensino técnico do Paraná competem com alunos de outros estados. Os primeiros colocados de cada área de ocupação conquistam uma vaga para a etapa internacional, que ocorre em Abu Dhabi, em 2017.

Nas próximas três semanas, os estudantes farão provas práticas nas ocupações de Polimecânica e Automação (com uso de componentes eletrônicos e mecânicos), Modelagem de Protótipos (no qual os estudantes vão utilizar computadores para projetar os protótipos e máquinas industriais para construí-los) e Movelaria (em que terão que fabricar um móvel de madeira).

Na seletiva estadual, que ocorreu em março, estudantes de nove cidades do Paraná foram selecionados para concorrer em nível nacional. Cada um tem que realizar atividades práticas ligadas à área de ocupação para a qual foram selecionados. Essas atividades devem ser executadas de acordo com um descritivo técnico. No final da realização dos trabalhos, os alunos são avaliados e os melhores em cada uma das áreas de ocupação terão o direito de representar o país na competição internacional.

(com assessoria de imprensa)