27°
Máx
13°
Min

Estudantes do Colégio Padre Carmelo produzem Peças Teatrais

Foto: Assessoria - Estudantes do Colégio Padre Carmelo produzem Peças Teatrais
Foto: Assessoria

Aulas de interpretação, com técnicas de criação de espetáculos, direção, montagem e dramaturgia, foram o foco dos estudos de Arte para alunos de Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, em Cascavel.

São noções que visam incentivar os estudos por meio das artes cênicas, como forma de contribuir para o preparo integral dos estudantes diante dos desafios da sociedade atual.

Sob a coordenação das professoras July Azevedo (Arte) e Adriana Castro (Língua Portuguesa) e acompanhamento da pedagoga do Ensino Médio, Karla Carniel, alunos dos 2º anos A e B analisaram peças teatrais disponibilizadas na internet para uso escolar. Para as representações, feitas durante a manhã da sexta-feira (12), no auditório do colégio, foram escolhidas peças de Shakespeare e de autores desconhecidos, além daquelas recriadas ou produzidas pelos próprios alunos. 

“O teatro trabalhado em sala de aula contribui para o desenvolvimento da expressão e da comunicação, além de favorecer a produção coletiva, pois o aluno é estimulado a improvisar, desenvolver a oralidade, a expressão corporal, técnicas vocais, trabalha o emocional, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário e as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino, montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a redação, explora conceitos de cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens, ajuda os alunos a se desinibirem e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento”, disse a professora July Azevedo.

Em relação à atuação dos estudantes, a professora comentou: “Todos os alunos tiveram um ótimo desempenho, tanto nos ensaios como na montagem de cenário, figurinos e também no dia da apresentação. Muitos demonstraram insegurança e até mesmo timidez, porém, no dia em que atuaram, tiveram muitas superações. Após a apresentação, relataram que adoraram encenar as peças e que a atividade foi de grande valia para eles porque tiveram cooperação em grupo, estimularam a criatividade e superaram a vergonha de se apresentarem frente ao público. Foram inspirações para outros alunos que agora pedem para encenarem peças teatrais.”

A direção do colégio parabeniza as professoras por proporcionar que seus alunos trabalhem de forma criativa, produtiva e participativa e também aos alunos pelo empenho, dedicação resultando num belíssimo espetáculo.

Colaboração: NRE