22°
Máx
16°
Min

Estudantes participam de Congresso de Tecnologia e Ciência Espacial

Explorando o Universo do Conhecimento! Esse é o tema central do Congresso de Tecnologia e Ciência Espacial que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de agosto no Colégio Educação Dinâmica. O evento é uma parceria entre o Colégio, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho da Fundação Parque Tecnológico – PTI e o Centro Universitário UDC.  

O Congresso é voltado aos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II que vem trabalhando desde o início do ano sobre a Ciência Astronômica.  O Congresso é uma forma de conclusão dos trabalhos.

Além de oferecer palestras com profissionais da área, o evento receberá a visita de um Planetário Móvel – Uma viagem ao Cosmo sem Fim, com Professores da USP.

Haverá também uma Mostra Institucional de Resumos dos alunos dos 8os anos e a Mostra Institucional de Artigos Científicos realizada por estudantes dos 9os anos. “A realização do Congresso partiu de uma nova proposta para que os alunos do Ensino Fundamental pudessem compreender de maneira menos abstrata os aspectos da ciência espacial e da produção acadêmica científica”, comenta a Diretora do Colégio Professora Rosicler Hauagge do Prado.

PALESTRAS

Os estudantes vão interagir com o Coordenador do Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho da Fundação Parque Tecnológico – PTI Janer Vilaça. Ele é especialista no ensino de Astronomia pela Internacional Astronomica Union. O profissional falará sobre a “TAXONOMIA DO UNIVERSO”.

O Engenheiro Aeroespacial, Professor do Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário UDC, Mestre Carlos Lavrado Filho fará uma palestra sobre “CORRIDA ESPACIAL”. O Professor atuou, entre vários outros programas no ITA no Programa Especial SIA – Sistemas Inerciais Aeroespaciais – FINEP.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os estudantes dos 6os e 7os anos realizaram pesquisas bibliográficas. Já os alunos dos 8os anos produziram Banners Científicos que serão apresentados na Mostra Institucional de Resumos.  

As turmas dos 9os anos produziram Artigos Científicos que resultaram em uma Revista de Produção Científica com 27 Artigos Científicos. “Estudantes que ainda estão no 9º ano do Ensino Fundamental II e já estão produzindo e publicando Artigos Científicos com certeza serão diferenciados na vida acadêmica”, declara a Diretora Rosicler.  

O trabalho é coordenado pela Profa. Kíwia Cardoso da Silva. O Comitê de Organização e Avaliação conta com a Profª. Eunice Vilela, Profª. Silvana Setti Barusso e com o Prof. Davidson Aguiar, além da Profª. Mestre Maria Aparecida que orientou os alunos na parte de metodologia científica, revisou e montou a Revista.

Colaboração: Assessoria UDC