24°
Máx
17°
Min

Estudantes realizam assembleias para definir como ocorrerá diálogo com o governo do Estado

(Foto: Bruno Amaral) - Estudantes realizam assembleias para diálogo com governo do Estado
(Foto: Bruno Amaral)

Os estudantes que integram o movimento Ocupa Paraná, realizado em colégios da rede estadual de ensino, prometem a realização de assembleias nesta quinta-feira (13) para definir representantes da mobilização em cada município. Eles devem participar de uma assembleia estadual para formar uma comissão e iniciar o diálogo com o governo do Estado para debater a reforma do Ensino Médio.

O movimento acontece desde a semana passada, quando as primeiras escolas foram ocupadas com o objetivo de chamar atenção para a Medida Provisória (MP) do Ensino Médio, editada pelo governo federal e que promove mudanças na grade curricular. O balanço divulgado pelo movimento nesta quarta-feira (12) indicou a ocupação de 210 escolas. Nas redes sociais, o Ocupa Paraná informou que mais 30 colégios foram ocupados na manhã de hoje.

O governador Beto Richa divulgou um vídeo nas redes sociais na última terça-feira (11) chamando os estudantes para o diálogo. Na mensagem, ele também afirma que não devem ser promovidas mudanças no Ensino Médio no Estado.

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) solicitou à Procuradoria Geral do Estado para reivindicar na Justiça a reintegração de posse das escolas ocupadas. A Secretaria de Estado da Segurança Pública já havia divulgado que não será usada força policial nos casos em que a reintegração for autorizada.