22°
Máx
17°
Min

Estudantes seguem com ocupação da Reitoria da UTFPR

Estudantes seguem com ocupação da Reitoria da UTFPR

Estudantes de cursos técnicos da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, de Curitiba, tentam reverter a decisão da instituição de fechar alguns cursos técnicos. Eles ocupam desde a manhã de quarta-feira (8) a reitoria da instituição.

As informações do Grêmio Estudantil César Lattes (GECEL), que representa os alunos, é de que os cursos profissionalizantes de mecânica e eletrônica, devem ser extintos em breve, tanto que não estão mais sendo abertas novas vagas.  No início deste ano, foram abertas 20 vagas para cada um dos cursos, mas uma ação do Grêmio, resultou na obtenção de uma liminar que garantiu 40 vagas por turma. Agora, após a decisão da instituição de não abrir mais edital para os cursos, os alunos decidiram se mobilizar. A ocupação, conforme os integrantes do Grêmio, deve ser mantida até que as reivindicações sejam atendidas. Entre elas, estão o cancelamento de todas as decisões de fechamento dos cursos técnicos da UTFPR campus Curitiba e a abertura dos editais para os exames de seleção do meio e do final do ano de 2016.

Em nota, a Assessoria de Comunicação da UTFPR, afirmou que desde a alteração de Cefet para UTFPR, vários fatores, inclusive a mudança de secretaria a qual a instituição está vinculada, afetaram o funcionamento e acabaram levando a extinção de cursos técnicos para alunos do ensino médio. A direção da instituição deve pedir reintegração de posse na Justiça, caso a ocupação seja mantida.

Colaboração Gecel