27°
Máx
13°
Min

Exportação é tema de seminário na Unioeste Cascavel

Foto: Assessoria - Exportação é tema de seminário na Unioeste
Foto: Assessoria

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove nesta quinta-feira (22) das 9 às 18 horas, o Seminário “Introdução à Exportação” na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que tem como objetivo apoiar as empresas da região de Cascavel que estão no início do processo de internacionalização, em relação à estruturação de uma área funcional de comércio exterior.

O Seminário será ministrado por Henrique Chagas, que é mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLIUSP), e especialista em avaliação econômico-financeira e gestão estratégica pela Fundação Dom Cabral (2011).

Durante a oficina, serão apresentados conhecimentos teóricos e práticos para que os participantes compreendam os processos e possam desenvolver as competências necessárias para a formação de um departamento de comércio exterior dentro da empresa.

Na agenda do encontro, palestras sobre os benefícios e oportunidades para se exportar, a linguagem do Comércio Exterior, o fluxograma de exportação, como encontrar clientes, como preparar um pedido para exportação, como participar de feiras internacionais, entre outros.

O workshop para capacitação empresarial faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), um instrumento cujo objetivo é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando os mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

O PEIEX oferece as empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de posteriormente no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções a fim de impactar sobre seu desempenho competitivo. Ao mesmo tempo, o projeto sinaliza aos agentes econômicos o esforço de médio e longo prazo que se deve empreender no sentido de operar mudanças no padrão de competitividade da região atendida, fundamentado no trabalho de gestão.

As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados, que são processos externos.

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo Operacional PEIEX Cascavel pelo telefone (45) 3220-7455.

Colaboração: Assessoria