22°
Máx
14°
Min

GeoFesta- Uma viagem pelas regiões do Brasil

Foto: Assessoria - GeoFesta- Uma viagem pelas regiões do Brasil
Foto: Assessoria

Com atividades voltadas ao conhecimento e à preservação das diferentes manifestações culturais brasileiras, buscando a valorização das identidades regionais, estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, Modalidade Integrado, participaram da GeoFesta - Uma Viagem pelas Regiões do Brasil.

A proposta apresentada pela professora de Geografia, Lidinalva Rufino dos Santos, instigou os cursistas a investigarem culturas regionais e conhecerem aspectos interessantes das manifestações culturais predominantes no território nacional. Ciente da importância da prática pedagógica e acreditando na possibilidade de se surpreender com bons resultados, a professora motivou os estudantes a impregnarem de sentido as teorias em estudo.

O resultado não poderia ser diferente. A fórmula “empenho nos estudos + persistência para o alcance dos objetivos + ideias criativas” resultou na superação do senso comum em relação às manifestações culturais do Brasil. Mais que isso, tudo aconteceu de maneira divertida – com dramatizações de lendas regionais e nacionais, danças folclóricas, mostra de produção artesanal e pratos típicos – que destacaram práticas cotidianas da comunidade escolar nos meses de julho e agosto.

Conforme comentou a professora Lidinalva, “Desse modo, os alunos ampliaram saberes sobre geografia física, humana e econômica de forma diferente, mudando suas concepções a respeito da construção cultural dos sujeitos sociais, tornando esse conhecimento mais acessível e próximo do seu cotidiano”.

Colaboração: Assessoria de imprensa