22°
Máx
16°
Min

Governo do Estado abre espaço e reforça diálogo com pais, alunos e servidores em greve

(Foto: Divulgação/AEN) - Governo reforça diálogo com pais, alunos e servidores em greve
(Foto: Divulgação/AEN)

Esta quarta-feira (19) promete ser de diálogos em relação as greves dos servidores públicos estaduais e às ocupações das escolas. Já durante a manhã, pais e alunos que querem o retorno das aulas, se reúnem com o secretário de estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. A preocupação destes pais e alunos estão preocupados com o término do ano letivo, e sobretudo, com quem vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio e de vestibulares. A estimativa da secretaria de estado da Educação (Seed), é que no paraná, 100 mil estudantes participem do Enem. As informações da APP Sindicato, são de que 65% dos professores aderiram à greve.

Além da greve dos professores, ainda existe a questão da ocupação das escolas por parte dos próprios alunos, que querem rediscutir a reforma do ensino médico, proposta pelo governo Federal.  Ao todo, mais de 700 escolas seguem ocupadas.

No período da tarde, às 14 horas, no auditório da Celepar, o governo promove um fórum de debates sobre a situação do orçamento 2017. O governo convidou representantes de todos os sindicatos que representam os servidores públicos para este encontro que promete ser de explicações e debates.

Além dos professores da rede estadual, os docentes e servidores técnicos das universidades estaduais também estão em greve. Outra categoria que aderiu a mobilização grevista, foi a Polícia Civil, que vem mantendo desde a segunda-feira (17), apenas os chamados serviços essenciais.  

Colaboração AEN/APP Sindicato