28°
Máx
17°
Min

Hospital Veterinário realiza curso de empalhamento de animais

O zoólogo Alexandre Monkolski, professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul (PR), orienta neste sábado (dia 20) no Hospital Veterinário da UniFil curso sobre a técnica de empalhamento de animais. Ele vai mostrar como é a prática de taxidermia utilizando exemplares de águia chilena, tucano, papagaio, calopsita e outras aves que eram tratadas no hospital, morreram e foram doadas para estudos pelos proprietários.

O curso começa às 8 horas com explanação do professor. Por volta das 10h30 ele passa à fase de dissecação e limpeza do corpo das aves, prosseguindo à tarde até concluir o empalhamento e finalização das peças. O treinamento tem duração de 10 horas, com a participação de estudantes e profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Biologia, Zoologia, além de outros interessados.

“A técnica é simples, de fácil aprendizado e baixo custo”, diz Monkolski, lembrando que no antigo Egito já era comum a prática da preservação do corpo de pessoas. Ele ressalta que o empalhamento de animais contribui para estudos científicos e manutenção de exemplares de espécies. “É importante para conhecimento da fauna”, afirma o zoólogo.

(com assessoria de imprensa)