27°
Máx
13°
Min

IFPR tem vagas para cursos técnicos e superiores; confira

Divulgação - IFPR Foz tem vagas para cursos técnicos e superiores; confira
Divulgação

Já estão disponíveis os editais do Processo Seletivo IFPR 2017, que ofertam para o próximo ano 5.173 vagas em Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Nível Superior gratuitos, distribuídos em 24 campi no Paraná. Em Foz do Iguaçu serão disponibilizadas 160 vagas para cursos Técnicos e 120 vagas para Cursos Superiores.

As inscrições vão de 03 de outubro a 08 de novembro e deverão ser realizadas pela internet, por meio do portal da Funtef, responsável pela organização do processo.

A aplicação das provas será realizada em uma única fase, no dia 11 de dezembro de 2016, das 14h às 18h30.

Vagas disponíveis no IFPR Campus Foz do Iguaçu - 40 vagas para cada curso

  • Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
  • Técnico em Edificações – duração de 04 anos e período integral
  • Técnico em Informática – duração de 04 anos e período integral
  • Técnico em Meio Ambiente – duração de 04 anos e período integral
  • Curso Técnico Subsequente
  • Técnico em Cozinha – duração de 1 ano e meio e período matutino
  • Cursos Superiores
  • Engenharia de Aquicultura – duração de 5 anos e período integral
  • Licenciatura em Física – duração de 4 anos e período vespertino
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e duração de 03 anos – período noturno

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pela página da Funtef (www.vestibular.funtefpr.org.br) entre os dias 03 de outubro e 08 de novembro de 2016, mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição, da escolha da língua estrangeira e do Questionário Socioeconômico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Isenção da taxa de inscrição

O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser apresentado, no período de 03 a 21 de outubro de 2016, exclusivamente no campus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga, mediante o preenchimento do Requerimento de Isenção da Taxa de Inscrição, constante nos editais, acompanhado de documentação comprobatória, documento de identificação com foto e boleto bancário gerado no ato de inscrição no curso pretendido.

Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que provar não ter condições para pagar o valor, mediante inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, conforme Decreto 6.135 de 26 de junho de 2007, ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional, além de ter cursado o Ensino Médio (candidatos para Curso Superior) ou o Ensino Fundamental (para candidatos de Nível Médio) completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, conforme os incisos I e II do parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

Inclusão

O total das vagas ofertadas para cada curso e turma será disponibilizado da seguinte forma:

I – 60% são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Esse percentual será distribuído da seguinte maneira:

a) 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com o Anexo II do edital.

b) 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com o Anexo II do edital.

II – 10% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos;

 III – 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas;

 IV – 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência;

 V – 20% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas à concorrência geral.

Art. 6º Com relação às vagas de que tratam o artigo 5º, disponibilizadas para o Processo Seletivo:

I – 80% conferem cotas destinadas à inclusão;

 II – a disponibilização de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas está de acordo com os dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e em conformidade com a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, com o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e com a Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012.

Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão social os candidatos que tenham estudado em escola particular, mesmo com bolsa parcial ou integral, ou que já possuam curso superior.

Editais

Confira os Editais nº 19/2016 (Cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade presencial) e nº 20/2016 (Cursos de Graduação, na modalidade presencial), que regem o Processo Seletivo IFPR 2017.