28°
Máx
17°
Min

IMEA realiza conferência sobre ecologia política, povos indígenas e meio ambiente na América Latina

Foto: Divulgação - IMEA  realiza conferência sobre ecologia política, povos indígenas e meio ambiente na  América Latina
Foto: Divulgação

Os professores Héctor Alimonda (UFRRJ) e Cristian Guy Caubet (UFSC) proferem, nesta sexta-feira (15), a primeira conferência do ano organizada pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). “Ecología  política, pueblos originarios y conflictos ambientales en América Latina” é o tema da palestra, que tem início às 19h, na UNILA - Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000).

 O evento, que tem apoio do Centro Interdisciplinar de Integração e Relações Internacionais (CIIRI), é gratuito e aberto a toda a comunidade.

“Ao retomarmos o Programa das Conferências do IMEA, a expectativa é reforçar um espaço privilegiado de debate acadêmico e político, considerando temas e questões atuais com especialistas que possam contribuir para a UNILA em motivos caros à missão institucional, como o diálogo interdisciplinar e os estudos sociais e culturais latino-americanos”, explica o professor da UNILA e coordenador do IMEA, Alexandre Varella.

Os conferencistas são pesquisadores com origens e experiências fora do Brasil. 

“Os professores Alimonda e Caubet associam temas extremamente importantes, como a questão agrária, a preservação ambiental e as políticas de desenvolvimento regional relacionadas aos direitos dos grupos indígenas e às tradições latino-americanas”, afirma Varella, lembrando que é a primeira vez que o Programa comporta dois palestrantes num só evento. “Isso, sem dúvida, enriquecerá as trocas acadêmicas e o embate de opiniões.”

Alimonda é graduado em Sociologia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina), tem doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), é professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Ecológicos, de Quito (Equador).

Graduado em Direito e com doutorado pela Universidade de Toulose (França), Caubet teve seu primeiro contato acadêmico com o Brasil no mestrado, realizado em Santa Catarina. Hoje, é professor titular de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor convidado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Colaboração: Assessoria de imprensa