26°
Máx
19°
Min

Inscrições para o Enem 2016 estão abertas até 20 de maio

Já estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. O prazo termina às 23h59 do dia 20 de maio, e os candidatos devem inscrever-se exclusivamente pela internet. 

O Enem é requisito para ingresso de estudantes brasileiros nos cursos de graduação da UNILA, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2017, a UNILA ofertará vagas em 29 cursos.

A taxa de inscrição custa R$ 68, mas estudantes que concluem o Ensino Médio em escola pública em 2016 poderão pedir isenção desse valor – assim como aqueles candidatos que se declararem carentes. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Aplicativo

O Ministério da Educação (MEC) vai lançar, este ano, um aplicativo para celulares que conterá todas as informações necessárias aos participantes do Enem, além da possibilidade de acompanhamento da inscrição. 

Além disso, o app servirá como instrumento de diálogo com os participantes e será usado pelo MEC para o envio de informações aos inscritos – tais como cronograma, avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

Ajuda para estudar

Para auxiliar os candidatos nos estudos, a TV Escola lançou, este ano, o projeto Hora do Enem. Pela plataforma digital, os estudantes podem assistir a programas de TV, fazer simulados on-line, criar planos de estudos, baixar vídeos, entre outras atividades - tudo gratuitamente. 

No portal, também será possível acessar notícias e receber orientações de como se preparar para a prova e ver questões que já caíram em anos anteriores comentadas por professores. Uma das funcionalidades, por exemplo, é o Mecflix, no qual o estudante pode assistir a videoaulas de todas as áreas do conhecimento, também gratuitamente.

Colaboração: Assessoria de imprensa