22°
Máx
17°
Min

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira

(Foto: Marcos Santos/USP Imagens) - Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Começa às 10h desta segunda-feira (9) o período para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se cadastrar até às 23h59 do dia 20 de maio e as provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

A expectativa é que 8 milhões de candidatos se inscrevam no exame, destes, 2,2 milhões estudantes que estão no último ano do ensino médio.

A inscrição é feita pela internet, no site do Enem, e custa R$ 68. O candidato deverá informar um número de celular ou de telefone fixo válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante. Neste ano, o pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios e a confirmação da inscrição será feita apenas pela página do participante.

Outra novidade é o reconhecimento individual, em que será impressa a digital do candidato na ficha de identificação. A coleta da digital será realizada no primeiro dia de provas. “Não há nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra”, garantiu o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Provas

Nos dias das provas, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

Colaboração Inep