22°
Máx
17°
Min

IX Congresso Internacional de Arquitetura e Urbanismo falará de sustentabilidade

Foto: Divulgação - IX Congresso Internacional de Arquitetura e Urbanismo
Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (22) o IX Congresso Internacional de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UDC. O Evento trará o tema: Arquitetura Contemporânea e a Idealização de Cidades Sustentáveis.

A expectativa dos organizadores é que baseados nas experiências dos grandes arquitetos que virão, os alunos possam adquirir bases e conhecimentos para criar uma arquitetura mais contemporânea sempre voltada para a sustentabilidade que é o futuro da profissão.

O evento acontece em parceria com o Laboratório Associado Universidade de Coimbra – CES, Universidade Nova de Lisboa e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade dos Açores, Universidade de Coimbra e Unesco, com apoio da Tigre do Brasil.

SEGUNDA-FEIRA

A abertura será com a Arquiteta Antonieta Ferreira Reis Leite Porto, de Coimbra Portugal. Ela fala sobre: “História do Atlântico – História do Urbanismo e Cultura do Território”.  A arquiteta traz em seu currículo Doutorado em História da Arte e Arquitetura Íbero-americana. Certificado de Estudos Avançados pela Universidade Pablo de Olavide em Sevilha. Pós-doutorado no CES - Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura e do CHAM - Centro de História de Aquém e Além Mar das Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores.

Na mesma noite o Arquiteto Gustavo Penna fala sobre “Arquitetura Contemporânea”. Entre outros cargos, Penna é Assessor Especial de Ministério da Cultura para Projetos de Espaços Culturais. Assessor de Projetos Especiais do Estado de Minas Gerais. Sócio Honorário da Associação Brasileira da Construção Metálica. Membro da Congregação da Escola de Arquitetura da UFMG.

TERÇA-FEIRA

Na terça-feira o Engenheiro Alan Dias apresenta o seu estudo sobre: “O Uso da Madeira na Arquitetura e Engenharia, uma Experiência da Carpinteria Estruturas de Madeira”. Dias foi o Engenheiro responsável pelo cálculo e a execução da maior estrutura de madeira do Brasil, o Shopping Iguatemi de Fortaleza, uma cobertura de Madeira Laminada Colada de 4.800,00m2, entre outras diversas obras espalhadas pelo país e pelo mundo

Na sequencia o Arquiteto Índio da Costa falará de uma história de meio século da Arquitetura. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fundador do Estúdio de Arquitetura Índio da Costa A.U.D.T (Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte). Foi arquiteto da prefeitura do Rio de Janeiro, atuou no Departamento de Parques e Jardins da cidade e na Secretaria Municipal de Urbanismo.

QUARTA-FEIRA

A última noite de Congresso traz como palestrante de abertura o Arquiteto Marcelo Carvalho Ferraz. O profissional foi colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992, participando de todos os seus projetos no período, com destaque para o SESC Pompéia. Foi também colaborador de Oscar Niemeyer. Dirigiu o instituto Lina Bo e p. m. Bardi de 1992 a 2001 e o programa Monumental do Ministério da Cultura (para recuperação das cidades históricas). Lecionou na Washington University in Saint Louis, USA, como professor convidado.

A última palestra será com o Engenheiro Mecânico Alex Sander Ambrósio da Tigre do Brasil que traz as novas tecnologias disponíveis para soluções prediais.

Colaboração: Assessoria