21°
Máx
17°
Min

Lançado o projeto ‘Alfabetização de adultos – leitura e escrita na 3º Idade’

Foto: Assessoria de imprensa - Lançado o projeto ‘Alfabetização de adultos – leitura e escrita na 3º Idade’
Foto: Assessoria de imprensa

Foi lançado na manhã quinta-feira (31) o projeto de alfabetização para adultos da 3ª idade, no CCI – Centro de Convivência do Idoso, com a participação dos idealizadores da iniciativa e dos parceiros do governo municipal, como a secretária de Assistência Social, Herine Arguello, da secretária de Educação, Lisiane Sosa, do coordenador do CCI, João Batista Guimarães e demais representantes.

O curso de alfabetização já conta com quarenta idosos inscritos, e para formar esta primeira turma quem irá ministrar as aulas é a professora Eurides Francisco Carvalho, voluntária e da Terceira Idade. O projeto tem como um dos objetivos dar a oportunidade de mudança de vida às dezenas de pessoas, que, por algum motivo, não puderam concluir ou iniciar os estudos em alfabetização no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A secretária de Assistência Social, Herinne Arguello, conta que para o Projeto acontecer, foi disponibilizada uma sala no Centro de Convivência do Idoso, de onde a demanda surgiu, a partir de um grupo semanal que sentiu a necessidade de realizar este projeto.

“O projeto veio para acrescentar, e uma demanda que será suprida a partir de agora e esta primeira turma inédita é a primeira de muitas que virão”, destacou.

“Este dia foi um dia que vai ficar na história do Centro de Convivência do Idoso. Pudemos apresentar oficialmente o projeto de alfabetização aprovado e reconhecido pelas secretarias de Assistência Social e Secretaria de Educação, e dar início aos trabalhos. Fico imensamente agradecido a Associação da Terceira Idade Som das Águas de Foz do Iguaçu, as professoras e pedagogas, voluntárias, Hélia e Eurides, que elaboraram o projeto, obrigado a todos por acreditarem e contribuíram para que esse importantíssimo projeto saísse do papel”, salientou João Batista.

Segundo o presidente da associação, Izalino Thomé, a parceria com as secretarias é fundamental para realizar este projeto, necessário para o empoderamento dos idosos por meio da leitura e da escrita.

A secretária Lisiane Veeck Sosa disse que a Educação entra como parceira na formação do professor e no auxílio do material pedagógico.

“Iremos contribuir da melhor forma para que a iniciativa tenha bastante sucesso”

Para informações sobre matrículas e procedimento de como participar do projeto, basta procurar o Centro de Convivência do Idoso, que fica na Rua Piquiri 74, no bairro Conjunto Libra, na Praça da Bíblia. É preciso levar o RG, o CPF e um comprovante de residência atualizado. Ou ainda pelo telefone 3901-3257 e 9942-9853.

Colaboração: Assessoria de imprensa