22°
Máx
17°
Min

Lançamento de “Raul Pompeia” marca estreia da ‘Edunila’

Foto: Assessoria - Lançamento de “Raul Pompeia” marca estreia da ‘Edunila’
Foto: Assessoria

A obra “Raul Pompeia”, volume pertencente à Coleção Fortuna Crítica, organizada por Eduardo Coutinho e Mônica Amim, será apresentada ao público nesta quinta-feira (13) em palestra seguida de sessão de autógrafos a partir das 19h, na Unidade Jardim Universitário. Este é o primeiro livro lançado pela Editora Universitária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (EDUNILA)

Oitavo número da coleção, a obra sobre o grande escritor fluminense dá continuidade a uma das mais profícuas iniciativas da literatura brasileira: a coleção Fortuna Crítica. Criada e dirigida pelo professor, crítico literário e ensaísta Afrânio Coutinho, a coleção foi publicada com grande sucesso, entre 1977 e 1990, pela Editora Civilização Brasileira, e consistia em antologias de cunho universitário, com textos críticos importantes sobre autores brasileiros, publicados em livros e periódicos nacionais e estrangeiros, a maioria de difícil localização.

Com a meta de torná-los acessíveis tanto aos estudiosos do assunto quanto ao público em geral, em 13 anos foram lançados sete volumes, dedicados a Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Cassiano Ricardo, Cruz e Sousa, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e José Lins do Rego, todos sob a direção de Afrânio Coutinho, que ocupou, na Academia Brasileira de Letras, a cadeira cujo patrono é Pompeia.

Todo o trabalho foi interrompido com a morte de Afrânio Coutinho em 2000. Agora, mais de duas décadas depois da última publicação, o oitavo volume chega aos estudiosos e interessados em literatura graças a seu filho, Eduardo Coutinho, que apresentou o projeto a EDUNILA.

Como o próprio nome da coleção remete, a obra reúne textos escritos tanto por contemporâneos de Pompeia quanto por estudiosos atuais. Entre os autores estão Machado de Assis, Capistrano de Abreu, Rubem Braga, Eugênio Gomes, Therezinha Bartholo e o próprio Afrânio Coutinho. Com isso, o leitor tem à disposição, em um só volume, depoimentos do próprio Pompeia ou sobre ele, reportagens bibliográficas, ensaios referentes à sua obra e estudos específicos sobre sua vasta bibliografia.

EDUNILA

Apresentada ao Conselho Editorial da EDUNILA em 2015, a obra sobre Raul Pompeia dá início às publicações da Editora Universitária de forma exemplar, dada a importância do autor na literatura brasileira e mundial, a qualidade dos textos contidos na obra e a relevância da família Coutinho na literatura do país.

Desde que se iniciaram os trabalhos de editoração, a obra passou por um processo minucioso, que incluiu a preparação e a edição dos textos, muitos deles publicados originalmente em jornais do começo do século passado, a atualização e a revisão da ortografia, em razão da reforma de 1999. Além disso, foi feito um estudo que envolveu não apenas o atual volume, mas as publicações anteriores, para embasar todo o projeto básico da coleção, que passa a fazer parte das publicações permanentes da EDUNILA.

Colaboração: Assessoria