24°
Máx
17°
Min

NRE de Cascavel realiza Coleta Seletiva Solidária

Foto: Divulgação - NRE de Cascavel realiza Coleta Seletiva Solidária
Foto: Divulgação

O Núcleo Regional da Educação de Cascavel participa do Programa “SEED: Espaço Educador Sustentável”, elaborado pela equipe de Educação Ambiental do Departamento de Educação Básica, o qual propõe ações no âmbito da Secretaria de Estado da Educação e dos Núcleos Regionais de Educação.

O Programa está sendo implementado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Superintendência da Educação (SUED), considerando as especificidades da Lei Federal nº 12.305/2010 e da Lei Estadual nº 12.493/99, que dispõem sobre a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino no Paraná.

A Coleta Seletiva Solidária faz parte das ações sustentáveis propostas e tem amparo legal no Decreto Estadual n.º 4.167/2009, na Lei Federal 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos e na Resolução n.º 3609/2015 – Comissão para Coleta Seletiva Solidária (CCSS).

A prática da separação e destinação do lixo seco e orgânico gerado na instituição já era constante na Regional de Ensino e foi intensificada com a fixação de cartazes orientadores nos locais com maior fluxo de pessoas, distribuição de lixeiras nos setores e orientação aos servidores sobre o descarte correto dos resíduos, de acordo com sua classificação.

Com o apoio da chefia do NRE, a mesma ação se estende a todas as instituições de ensino jurisdicionadas que, como primeiro passo, receberam os mesmos cartazes orientadores para serem fixados em seus ambientes externos. A segunda etapa a ser cumprida será a fixação de lixeiras e orientações à comunidade escolar.

Colaboração: Assessoria NRE