23°
Máx
12°
Min

Olimpíadas Rio 2016 é tema de expressão artística no Colégio Júlia Wanderley

Foto: Assessoria - Olimpíadas Rio 2016 é tema de expressão artística
Foto: Assessoria

Estudantes do Colégio Estadual Júlia Wanderley, de Cascavel, por meio da produção artística de maquetes com a técnica de mosaico, revelam sua percepção, imaginação, sensibilidade e conhecimento sobre as Olimpíadas Rio 2016.

A atividade artística é coordenada pela professora de Arte, Ronize Aparecida Bernartt, com o objetivo de aprofundar a compreensão dos conteúdos, técnicas e formas visuais e do contexto político e econômico atual brasileiro, bem como de oportunizar experiências para que o aluno desenvolva sua criatividade. 

Com domínio técnico e bastante pesquisa, o trabalho em equipe aos poucos vai tomando forma em composições tridimensionais e bidimensionais que comunicam sensações, ideias e a poética pessoal, ampliando possibilidades de expressão. 

A técnica do mosaico, o tema, a forma e as cores foram escolhidos em meio a uma série de conteúdos das Artes Visuais, que representam um amplo conjunto da produção criativa humana em produções artísticas bastante variadas.

A ARTE EM MOSAICO

O mosaico é uma técnica milenar, utilizada para decoração ou registro de fatos históricos, religiosos e lendas. É uma das artes “decorativas” mais antigas, originário das civilizações egípcia e assíria. 

Na Grécia, a arte de criar a partir da composição expressiva e harmoniosa de pequenas peças tomou impulso, sendo utilizado na arquitetura. Todavia, foram os romanos que mais se valeram desse tipo de ornamentação, descobrindo a possibilidade pictórica desse gênero na Arte, fundindo-o com o afresco. 

Além de sua importância histórica, o estudo dessa técnica pode servir de apoio para o ensino de como ocorre a formação das imagens televisivas e fotográficas.

Fonte: Assessoria de imprensa