22°
Máx
14°
Min

Palestra vai abordar o ‘Desenvolvimento Motor de Pessoas com Síndrome de Down’

O professor e neuropsicopedagogo Fabrício Bruno Cardoso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fará abordagens a partir dos seguintes temas: O olhar para a Síndrome de Down no século XXI; Alterações no Desenvolvimento Motor de indivíduos com Síndrome de Down; A relação entre o desenvolvimento motor e desempenho escolar de crianças com síndrome de Down; Estratégias de intervenção para o desenvolvimento motor de indivíduos com Síndrome de Down.

O evento acontece em parceria com o Instituto Kco Viegas e a Faculdade São Fidélis, com início às 19h30, no auditório do Bloco 4 – FAG. A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente pelo site: http://www.fag.edu.br/eventos. As vagas são limitadas.

A SÍNDROME DE DOWN

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética muito conhecida e tem como característica um esperado atraso global do desenvolvimento. Porém, uma criança com SD é capaz de conquistar grande parte das habilidades motoras de uma criança com desenvolvimento típico, apesar do aparecimento provavelmente tardio das mesmas, podendo chegar ao dobro da idade média daquelas sem um déficit motor. 

Além disso, a falta de experiências físicas pode dificultar a exploração do ambiente que, associada a um déficit de integração sensorial e perceptiva de si mesmo, dos objetos e do espaço, interferem, em geral, no processo do desenvolvimento cognitivo dessa criança.

SOBRE O PALESTRANTE

Fabrício Bruno Cardoso possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002), mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007) e cursa doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do grupo de Pesquisa em Sociedade, Saúde e Educação da Faculdade São Fidélis - FSF, e professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Colaboração: Assessoria