23°
Máx
12°
Min

Professores recebem treinamento de primeiros socorros

(Foto: Divulgação) - Professores recebem treinamento de primeiros socorros
(Foto: Divulgação)

O projeto desenvolvido pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está chegando a todas as escolas e profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Nesta quarta-feira (18), foi a vez de mais 120 profissionais da educação infantil aprenderem um pouco mais sobre primeiros socorros, recebendo treinamentos teóricos e práticos. A atividade é organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através dos socorristas do Samu, que realizam trabalho voluntário, e a Secretaria Municipal de Educação.

O treinamento foi dividido em duas turmas. Além dos temas ligados aos atendimentos primários, informações de prevenção e de orientação de quando e como chamar o Samu, os palestrantes instruíram sobre técnicas e procedimentos mais adequados para casos de convulsão, obstrução de vias aéreas e aprenderam também a fazer massagem cardíaca.

Para Rosangela Ribeiro Silva, funcionária do Samu e idealizadora do projeto, a equipe que recebe os treinamentos terá mais confiança e segurança para realizar os primeiros atendimentos dentro de uma escola. “Ninguém está imune de acontecer; essas situações são imprevisíveis. Quanto mais conhecimento eles tiverem, mais confortáveis estarão numa situação em que precisem usar os procedimentos”, comenta.

O projeto iniciou em 2015 com as instituições de ensino e foi realizado para todos os profissionais de educação física, pedagogos e diretores. Os envolvidos no projeto pretendem chegar a 100% dos profissionais até dezembro de 2016.

Todas as instituições que tiverem interesse em receber capacitação dos profissionais do Samu devem entrar em contato pelo telefone (42) 3901-1896 e entregar um ofício solicitando os profissionais especializados no programa Saúde-Escola: Educar para mudar, na rua Coronel Dulcídio, 30.

Colaboração Assessoria de Imprensa.