22°
Máx
17°
Min

Projeto realiza oficina sobre produção de notícias em colégio estadual

O projeto “Rubro Som”, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), realiza nesta terça-feira (29) uma oficina sobre produção de notícias para alunos do 2º e 3º ano, do ensino médio, do Colégio Estadual São José. A atividade ocorre das 19h30 às 21 horas, na unidade escolar que fica localizada na Rua Eucaliptos, 215, no Jardim Leonor, região oeste. São disponibilizadas 30 vagas.

Na oficina, os alunos participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre o universo das notícias, tendo acesso a conteúdos relacionados às principais teorias do Jornalismo, à análise dos conteúdos veiculados pela grande mídia e às questões empresariais que envolvem a produção de informação.

De acordo com o jornalista e ministrante da oficina, Bruno Leonel, idealizador do projeto “Rubro Som”, essa é a quarta edição da aula, que já foi realizada com escolas das regiões norte, sul e leste, e agora, irá contemplar estudantes da região oeste. “A atividade tem sido muito produtiva e os alunos estão participando e mostrando interesse nos assuntos tratados. Em uma das oficinas, tivemos até mesmo a presença de dois alunos deficientes visuais, que enriqueceram os debates. Entre os tópicos analisados, mostramos exemplos de abordagens jornalísticas feitas por veículos diferentes a partir de um mesmo tema, e também falamos sobre o jornalismo em Londrina e o fluxo de informações nas redes sociais”, contou.

Além da parte teórica, a oficina ainda reserva um momento para atividade prática, no qual os alunos produzem textos, individuais ou em grupo, utilizando técnicas de produção de notícias com ênfase na área cultural. Os melhores textos são publicados no site do projeto, no endereço www.rubrosom.com.br. O objetivo é incentivar os jovens que se interessam pela escrita e pelas áreas do jornalismo e da cultura. O projeto terá continuidade, no Colégio Estadual São José, nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (1), conforme a disponibilidade de vagas.

 Rubro Som

Lançado em 2016, o “Rubro Som” é um projeto jornalístico para internet com o enfoque na cena cultural de Londrina. O site foi inaugurado com a ideia de publicar textos, resenhas e matérias sobre as várias manifestações culturais da cidade, como música, teatro, literatura, cinema, artes visuais, e outras.

O objetivo é criar um espaço especializado na produção cultural, com destaque para realizações independentes e, especialmente, autorais, feitas na cidade. De fevereiro deste ano até o momento, o site já registrou 36.660 acessos.