24°
Máx
17°
Min

Quer conhecer na prática o que faz cada profissional? Corre para a Mostra de Profissões da UP

Mostra de Profissões apresenta mercado de trabalho na prática

Como produzir um raio? A ‘receita’ é simples, pelo menos de acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Positivo, Frederico Rehme. “São Pedro criou e, nós estamos copiando a natureza”, diz. “É bastante simples. O raio é formado pelo atrito dos cristais de gelo e água nas nuvens. É o que chamamos de energia estática. Quando acumula essa energia lá em cima, é preciso liberar essa energia e então ocorrem as descargas”, explica.

O exemplo prático de como é formado um raio, pode ser visto no estande do Curso de Engenharia Elétrica da UP, na Mostra de Profissões 2016, que acontece nesta terça-feira, na sede da instituição de Ensino, até às 21 horas. “É uma brincadeira que estamos fazendo aqui, isso de produzir um raio, mas na prática é para mostrar que os cursos de engenharia elétrica são profissões de futuro”, comenta Rehme.

Entre as possibilidades da área, está a questão ambiental. “No futuro próximo, todos poderemos ter em casa nossa própria geração de energia eólica, ou nossa própria placa de energia solar e ainda nosso próprio biogás, gerado da compostagem do nosso lixo orgânico”, relata. “E esses jovens que estão aqui hoje conhecendo os cursos, são o futuro. Começa aqui essa conscientização”.

A Mariana Prado acordou cedo e junto com as amigas seguiu para UP. “Meu interesse é por Medicina Veterinária. Estou conhecendo o curso, conversando com os professores e alunos do curso. Vamos ver”, disse.

Além de visitar os estandes e conhecer os cursos, ela também quer participar de algumas oficinas. “Vamos aproveitar bem o dia”, disse.

O Robert Rodrigues de Araújo, hoje está do lado de trás do balcão da mostra. Ele acabou de se graduar no Curso de Jogos. Ele contou que antes de decidir pelo curso, também passou pela mostra. “Fez toda a diferença para mim. Eu cheguei aqui com a ideia de cursar Engenharia, mas fui conhecendo outros cursos e pude constatar que não era Engenharia que tinha a ver comigo”.

Educação Superior

A Mostra de Profissões da UP acontece desde 2001 e a cada edição traz novidades. O reitor da Instituição, José Pio Martins, comenta que o formato atual vem sendo desenvolvido há três anos. “Esse modelo de fazermos um dia inteiro com todos os cursos, com oficinas estamos desenvolvendo nos últimos anos, mas sempre temos uma novidade”, disse. “O dia hoje está bonito, não temos chuva e os jovens estão aproveitando”.

Ele destacou que o objetivo maior é auxiliar os jovens a escolherem uma profissão a seguir. “Aos 17 anos se é muito jovem para uma escolha importante como esta, mas estamos aqui para auxiliar e, se a escolha for pela Universidade Positivo, ficaremos muito felizes”.

O Reitor comentou ainda o cenário econômico e os reflexos no Ensino Superior, que segundo ele, enfrentou duas crises. “Enfrentamos duas crises, a econômica que gerou desemprego e toda essa crise mesmo que afetou a todos de forma geral. E, também passamos por uma crise na educação que foi gerada pelo Governo Federal, com a redução do Financiamento Estudantil (Fies)”, relata.

Atualmente, 22% dos alunos da instituição utilizam o Fies. “Os estudantes se acostumaram a usar o financiamento, porque estava disponível e, quando isso foi cortado acabou atingindo muita gente”, comenta. “Mas, a Instituição tomou medidas para não prejudicar ainda mais os alunos. Esperamos que 2017 seja muito melhor”.