22°
Máx
14°
Min

Semana Acadêmica promove integração entre Universitários e comunidade na Unila

A próxima semana Acadêmica será promovida pelo curso de Biotecnologia. (Foto: Assessoria) - Semana Acadêmica promove integração na Unila
A próxima semana Acadêmica será promovida pelo curso de Biotecnologia. (Foto: Assessoria)

As semanas acadêmicas são uma das atividades que integram o calendário acadêmico dos cursos de graduação e são realizadas anualmente com o objetivo de extrapolar as paredes da sala de aula e aproximar a comunidade universitária. Na Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), alguns cursos e centros acadêmicos realizaram suas semanas acadêmicas ao longo do mês de setembro, e a maioria concentrou suas atividades nesta semana de 3 a 5 de outubro.

O curso de Química realizou suas atividades entre os dias 20 e 23 de setembro, no Parque Tecnológico Itaipu. As atividades incluíram minicursos, palestras, atividades culturais, debates, entre outras atividades de complementação curricular. Também teve como objetivo estreitar a integração entre docentes e discentes do curso de Química e demais cursos da Unila. Foram convidados, inclusive, docentes de outras universidades para participar do evento.

Nesta semana, estão sendo realizadas as semanas acadêmicas dos cursos de Filosofia, Relações Internacionais e Integração, Matemática, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, além da Semana Acadêmica das Engenharias.

A Semana Acadêmica de Filosofia, com o tema “Confluências Filosóficas”, está sendo realizada na unidade Jardim Universitário, e a programação inclui, além de conferências, mesas-redondas, encontro de pesquisadores, exibição de filme e debates, um “tererê filosófico”.

O curso de Relações Internacionais e Integração também está promovendo a sua semana no Parque Tecnológico Itaipu, com o objetivo de promover a integração entre os cursos de graduação e pós-graduação, bem como da comunidade interessada na temática das Relações Internacionais. Estão sendo promovidos minicursos, mesas redondas, apresentações de papers, entre outras atividades.

A Semana Acadêmica de Matemática, por sua vez, destina-se aos alunos e professores de cursos de Licenciatura em Matemática, professores das escolas de Ensino Fundamental e Médio de Foz do Iguaçu e região e profissionais de outras áreas que tenham interesse. Estão sendo realizadas palestras, minicursos e comunicações, permitindo a acadêmicos e docentes divulgar e conhecer trabalhos desenvolvidos em projetos nas diferentes áreas da Matemática Pura, da Matemática Aplicada e da Educação Matemática. O evento ocorre no Jardim Universitário.

Também está acontecendo esta semana, no PTI, a Semana Acadêmica de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar. Além das palestras, apresentações de trabalhos e outras atividades são realizados debates e reflexões acerca do mercado de trabalho, desafios e perspectivas, com a participação de profissionais da área.

Já as Engenharias estão realizando uma Semana Acadêmica conjunta, na qual são realizadas atividades voltadas para temas tecnológicos, como nanomateriais, células e combustível, eletroquímica aplicada a biossensores, desenvolvimento de baterias com tecnologia avançada, cerâmicas, arduíno, software EES e perícia criminal.


 Próximos eventos


O curso de Biotecnologia realizará sua semana acadêmica nos dias 10 e 11 de outubro. O objetivo é difundir a troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes, bem como proporcionar um ambiente de interação com a comunidade de Foz do Iguaçu e região.

Já o Centro Interdisciplinar de Letras e Artes (Cila) realizará uma semana acadêmica integrada e interdisciplinar, entre os dias 24 e 27 de outubro. O evento terá como objetivo compartilhar trabalhos acadêmicos e artísticos de estudantes (da graduação e da pós-graduação), docentes e técnico-administrativos, além da realização de oficinas e mostras culturais. Haverá, ainda, conferências com nomes importantes do campo cultural latino-americano.

O curso de Ciências da Natureza realizará a semana acadêmica no final do mês, entre os dias 25 e 27 de outubro. O evento incluirá palestras, minicursos e oficinas, com o objetivo de expor aos participantes as novidades e desafios no cenário do ensino de Ciências na educação básica. Estão convidados para o evento os acadêmicos dos cursos de Licenciatura da Unila e região de Foz do Iguaçu, estudantes do Ensino Fundamental e Médio e os professores de Ciências, Biologia, Física e Química da educação básica.

Por fim, a semana acadêmica do curso de Ciência Política e Sociologia Sociedade, Estado e Política na América Latina está marcada para os dias 9, 10 e 11 de novembro. O evento deverá promover análises e reflexões que contribuam para compreender o contexto e as particularidades do momento atual, em suas múltiplas dimensões que perpassam desde os experimentos mais democráticos já vistos até as maiores tiranias totalitárias.

A programação e outras informações sobre os eventos podem ser acessadas em goo.gl/0ZssSF

Colaboração: Assessoria