24°
Máx
17°
Min

Seminário de valorização docente será realizado semana que vem

Foto: Divulgação - Seminário de valorização docente será realizado semana que vem
Foto: Divulgação

Com objetivo de promover a formação continuada para os professores que atuam nas áreas de Arte, Informática Educativa, Educação Física, Projetos Educacionais e apoio à aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal da Educação de Foz do Iguaçu realiza no dia 01 de agosto o I Seminário de Valorização Docente de Áreas Específicas e Apoio à Aprendizagem.

O evento acontece durante todo o dia das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 no Auditório César Lattes - NTM/PTI. Na programação ocorrerão palestras com profissionais ligados à área da educação, possibilitando aos professores uma reflexão crítica, valorizando os professores que atuam nestas áreas.

As palestras são 

  • “O resgate da autoridade do professor”, com o psicólogo, professor, escritor e mestre em Educação Marcos Meier; 
  • “Políticas Públicas na perspectiva de formação de professores”, com o Valdecir Soligo, doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; 
  • “Afetividade e motivação”, com as psicólogas Rosineide Alves de Souza Porangaba e Naira Filomena Becker e; 
  • “O uso adequado da voz”, com as palestrantes Ana Paula Augusto Gobi e Débora Laide de Carvalho, ambas fonoaudiólogas.

O evento conta com a parceria do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Três Fronteiras.

Currículo profissional

Marcos Meier 

  • Psicólogo, professor de matemática, escritor e mestre em educação. Palestrante nacional e internacional a respeito de relacionamento interpessoal nas empresas, educação de filhos e formação de professores. Possui uma coluna semanal na TV, no Paraná, na qual discorre sobre educação e comportamento.

Valdecir Soligo

  • Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS; Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Graduado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP. Professor adjunto no colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Rosineide Alves de Souza Porangaba  

  • Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE - Presidente Prudente – São Paulo. Pós Graduada em Educação, Políticas Sociais e Terapia Familiar. 
  • Trabalhou na Casa Abrigo Esperança e Vida; na Fundação Nosso Lar – Projeto Família Saudável, na Comunidade Terapêutica Ancoradouro – Atuando como Psicóloga Social no trabalho de recuperação e tratamento de dependentes químicos. Atualmente trabalha no Programa Construindo a Cidadania como psicóloga dando atendimento as crianças das Escolas Municipais de Foz do Iguaçu e orientação/encaminhamento às suas famílias

Naira Filomena Becker  

  • Bacharel e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Autônoma de Sinaloa – UAS. México. Completou graduação na Universidade Católica – UCA, em Assunción – Paraguai. Revalidou o Diploma na Universidade Federal da Bahia – UFBA. Salvador – BA. Experiência comprovada na Psicologia Organizacional, Clínica e Educacional. 
  • Criadora da APAE de Luiz Eduardo Magalhães-Bahia onde foi a primeira psicóloga concursada deste Município. Psicólogo perito do DETRAN; Psicoterapeuta com abordagem Cognitivo Comportamental; Psicóloga com experiência no setor público e privado. Trabalha no Programa Construindo a Cidadania como psicóloga nos 35 CMEIS do Município de Foz de Iguaçu.

Ana Paula Augusto Gobi 

  • Graduada em fonoaudiologia pela CESUMAR-Centro Universitário de Maringá, Pós-graduada em Dificuldades de Aprendizagem Escolar pela FAG-Faculdade Assis Gurgacz. Trabalhou na APAE - Associação de pais e amigos excepcionais Medianeira-Pr, na Secretaria de Educação de Céu Azul - Pr. Atualmente faz parte da equipe do Programa Construindo a Cidadania Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu.

Débora Laide de Carvalho 

  • Graduada em Fonoaudiologia pela Frasce Faculdade de Reabilitação da Asce - Rio de Janeiro. Trabalhou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-APAE, na Clínica Nefertiti e atualmente faz parte da equipe do Programa Construindo a Cidadania Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu.