23°
Máx
12°
Min

Serranópolis do Iguaçu fica em primeiro lugar no ranking do Ideb no Paraná

Divulgação/Prefeitura - Serranópolis do Iguaçu fica em 1º lugar no ranking do Ideb no PR
Divulgação/Prefeitura

Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do Paraná, alcançou a primeira colocação do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), divulgada nesta quinta-feira (8), no ranking do estado. Com nota 8.1, a cidade dividiu o topo com Atalaia, município no Norte do Paraná. A nota refere-se ao Ensino Fundamental I, administrado pela rede municipal.

Na última pesquisa, realizada em 2013, as escolas da cidade haviam tirado nota 8.0. “Quando atingimos uma nota boa assim é difícil manter, mas conseguimos até aumentar com muito trabalho”, explica a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Maria Madalena Bertolini.

Segundo ela, o bom resultado deve-se ao investimento no quadro de professores que atuam na rede pública. Atualmente, são 56 profissionais disponíveis a 540 alunos do Ensino Infantil e Fundamental I.

“Nosso compromisso é com a formação continuada dos professores e constante investimento em educação. Temos um critério de admitir somente professores com magistério. Todos eles, inclusive, usam 33% de hora-atividade, além de receberem o piso salarial nacional da categoria”, garante.

Um dos grandes desafios, ainda conforme ela, é lidar com a constante transferência de estudantes. “Temos uma grande movimentação de alunos nas escolas. Lidamos com crianças que chegam do Paraguai, por exemplo, e têm problemas de alfabetização. Apesar disso, conseguimos progredir na qualidade de ensino oferecido nas nossas escolas”, afirma.

No Ensino Infantil, as crianças ingressam a partir de um ano completo. No Ensino Fundamental I, começam com cinco anos. As escolas de Ensino Fundamental II e Médio são administradas pelo Estado.