28°
Máx
17°
Min

UEL firma acordos de cooperação com universidades italianas

(Foto: Divulgação) - UEL firma acordos de cooperação com universidades italianas
(Foto: Divulgação)

Por ocasião da participação da reitora Berenice Quinzani Jordão no VIII Seminário Internacional e IX Assembleia Geral do Grupo Coimbra Universidades Brasileiras (GCUB), realizados na Itália, no final de outubro, a UEL firmou acordos internacionais com a Università degli Studi di Parma e com a Università Politecnica Delle Marche, além da Università degli Studi di Roma Tor Vergata.

Os eventos foram realizados na Universita di Parma, na região da Emília Romanha, ocasião em que a reitora participou como palestrante convidada do I Encontro de Reitores Brasil-Itália: empreendedorismo, inovação, desenvolvimento e inclusão social.

A Università Politecnica Delle Marche, situada em Ancona, tem origem medieval, mas apenas em 1971 adquiriu status de instituição estatal, oferecendo cursos nas áreas de Agricultura, Economia, Engenharia, Medicina e Ciências. Já a Universidade de Parma é uma das mais antigas do mundo, fundada no século XI, e oferece nas áreas de artes e ciências humanas, economia, engenharia e arquitetura, alimentos e agricultura, direito e estudos sociais, ciências físicas, matemáticas e naturais, medicina, farmácia e veterinária.

A Università degli Studi di Roma Tor Vergata foi fundada em 1982 e é a terceira maior universidade da capital da Itália. Seus cursos estão agrupados nas Escolas de Economia, Engenharia, Humanidades, Artes e Ciências sociais, Direito, Medicina e Cirurgia e de Ciências.

A UEL também possui acordos com o Politecnico di Milano, Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia em Trieste, Universidade degli Studi di Roma - La Sapienza e Università Iuav di Venezia. Está em processo de finalização de acordo com a Università di Camerino.

Fomento à internacionalização 

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) existe desde 2008 e é composto por 51 Instituições de Ensino Federais, 15 Estaduais e outras seis comunitárias. A entidade organiza programas de fomento à internacionalização entre Universidades brasileiras e de países como Itália, México, França, Portugal, Suíça, Canadá, Colômbia, Peru, entre outros. A UEL é uma das instituições que integram o grupo, com foco no estabelecimento de novas parcerias estratégicas de ensino e pesquisa. 

(com informações da Agência UEL)