22°
Máx
14°
Min

UEPG firma parceria com universidade australiana

(Foto: Divulgação) - UEPG firma parceria com universidade australiana
(Foto: Divulgação)

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Deakin University, do estado de Victória, na Austrália, assinaram termo de cooperação nesta semana em solenidade realizada na Sala dos Conselhos, Bloco da Reitoria, campus Uvaranas. O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli receberam a vice-reitora Jane Den Hollander, que esteve acompanhada do professor Gary Smith, responsável pelo relacionamento internacional na universidade australiana; Robert Faggian, da área de pesquisa em Climatologia, e Victor Spósito, da área de Planejamento Espacial Estratégico, ambos do Centro Regional da instituição; e Camille Mansell, representante do governo do estado de Victoria.

O reitor da UEPG apresentou a instituição aos australianos, destacando aspectos de áreas de interesse comum entre as duas universidades, a exemplo dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais e Agronomia, do Setor Ciências Agrárias e Tecnológicas, além dos cursos de Física e Química, do Setor de Ciências Exatas e Naturais. Nesse sentido, observou que o acordo precisa avançar além da formalização de documentos, partindo para conversas, diálogos e ações efetivas que resultem no intercâmbio de conhecimentos na área da Ciência e Tecnologia.

A vice-reitora Jane Den Hollander também fez uma exposição sobre as potencialidades da Deakin University, fundada em 1974. Destacada entre as principais instituições de ensino superior australianas, possui quatro grandes campi (Melbourne, Geelong Waterfront, Geelong Waurn Lagoas e Warrnambool). Com mais de 50 mil estudantes, por seis anos consecutivos, alcança o mais alto nível de satisfação entre os acadêmicos de universidades localizadas no Estado de Victória. Do total de estudantes, 8,7 mil são estrangeiros, oriundos de 27 países, a maior parte da China, Índia, Sri Lanka, Vietnã, Malásia e Filipinas.

A pesquisa de alta qualidade, a excelência no ensino acadêmico e as parcerias com a indústria são atrativos da Deakin University, que também se destaca pela inovação em todas as suas atividades. Desponta ainda pela qualidade no ensino, oferecendo programas acadêmicos regulares, por meio de suas faculdades de Arte e Educação, Negócios e Direito, Saúde, Medicina, Enfermagem, Arquitetura e Engenharias. Está na vanguarda das transformações proporcionadas pelo mundo digital, num ambiente conectado e inovador. Nesse contexto, permanece fiel a seus objetivos fundamentais de desenvolver relacionamentos duradouros, fornecendo experiência educacional e participativa a estudantes de diversas origens.

No termo de cooperação entre as duas instituições, destaca-se a oportunidade para docentes para a dupla titulação em nível stricto-sensu, na área das Ciências Agrárias e de Tecnologia. Trata-se de um curso com duração de dois anos. O primeiro ano é composto de curso de estudos avançados e formação para a investigação, integralmente na Deakin University. No segundo ano, o aluno se envolve diretamente no projeto de pesquisa e conclusão do trabalho de conclusão do curso, que podem ser desenvolvidos na instituição parceira. Com requisitos, exige-se formação na área (incluindo Ciencias, Engenharia, Urbanismo, Ordenamento Territorial e Planejamento Ambiental; Conservação, Economia, Sociologia e Desenvolvimento Organizacional). O Instituto de Inglês de Deakin (DUELI) oferta programas de língua inglesa para estudantes que necessitem de treinamento adicional.

Colaboração Assessoria de Imprensa.