22°
Máx
17°
Min

Unespar sedia oficina do Programa Memória do Mundo da Unesco

(Foto: Divulgação / AENPr.) - Unespar sedia oficina do Programa Memória do Mundo da Unesco
(Foto: Divulgação / AENPr.)

Acervos arquivísticos e bibliográficos podem ser reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira. Para isso, instituições de patrimônio documental e pessoas físicas devem se candidatar no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para orientar a elaboração das candidaturas, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II, sediará uma oficina nesta terça-feira (31). Funcionários de instituições de gestão de patrimônio documental como arquivos, centros de documentação e memória, museus, universidades, secretarias de cultura e fundações são o público-alvo da atividade. As inscrições podem ser feitas nesta segunda-feira (30) pelo e-mail diretoria.cultura@unespar.edu.br.

O evento é organizado pelo Comitê Nacional do programa em parceria com a Unespar e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Com 50 vagas, a oficina acontecerá das 9h às 12h30 e contará com palestras da coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Paraná, Karina Moniz Viana, e a integrante do Comitê Nacional MoWBrasil e diretora de Cultura da Unespar, professora Solange Straube Stecz.

Edital

Para inclusão de acervos no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo é necessário fazer inscrições no Edital MoWBrasil até 31 de julho. Instituições públicas e privadas, bem como de pessoas físicas podem se candidatar com apresentação de acervos de natureza arquivística ou bibliográfica, podendo ser textual (manuscrito ou impresso), audiovisual (filme, vídeo e registro sonoro), iconográfico (fotografia, gravura e desenho) ou cartográfico, em suporte convencional ou digital.

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br. As aprovadas serão divulgadas até 24 de outubro de 2016. O edital podem ser obtidos pelo e-mail memoriadomundo@aquivonacional.gov.br ou pelo telefone (21) 2179-1326.

Colaboração AENPr.