27°
Máx
13°
Min

Unifoz cria Grupo de Pesquisa para debater Integração na Fronteira

Foto: Assessoria de imprensa - Unifoz cria Grupo de Pesquisa para debater Integração na Fronteira
Foto: Assessoria de imprensa

A Unifoz formalizou, esta semana, o Grupo de Pesquisa do Programa de Iniciação Científica (PIC) – Direito e Fronteira, coordenado pelo professor pós-doutorado pela Unisinos e Dr. em Teoria do Direito e da Democracia pela Università degli Studi Roma Tre, Alfredo Copetti Neto. 

O grupo, formado por oito acadêmicos de Direito, conta ainda com o professor Conrado Sotomaior Justus como integrante de apoio às pesquisas.

Perfil 

Os acadêmicos foram selecionados a partir do perfil, interesse como pesquisadores e a disponibilidade para os estudos. O edital com os alunos selecionados será divulgado, no entanto, na próxima semana.

“A Integração Econômica na Tríplice Fronteira e a Questão das Garantias Fundamentais” será a temática (título) principal das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos, sob a supervisão de Copetti. Já a linha de pesquisa vinculada ao Grupo de Pesquisa “Direito e Fronteira” será o “Estado e Integração Regional”.

Fomento 

 O objetivo do projeto, segundo o professor Copetti, será fomentar a pesquisa, promover a interação dos alunos com o ambiente acadêmico e aprofundar o conhecimento técnico e científico sobre a realidade da tríplice fronteira.

“Será uma oportunidade para analisarmos questões práticas e jurídicas, a partir de especificidades fronteiriças no que tange as funções públicas atuais, com base naquelas arraigadas ao modelo de estado de direito contemporâneo”, frisou o coordenador.  Para o desenvolvimento do projeto, serão realizados encontros mensais, sempre aos sábados, na Unifoz.

Colaboração: Assessoria de imprensa