21°
Máx
17°
Min

Unila abre inscrições para Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos

A UNILA anunciou a abertura do processo seletivo de alunos regulares para o Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos. O curso oferece 18 vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Trânsitos Culturais” e “Práticas e Saberes”. Os critérios e etapas de seleção estão no Edital nº 24/2016.

As inscrições estão abertas até o dia 9 de outubro. Podem participar do processo seletivo candidatos de toda a América Latina, que concluíram a graduação e têm interesse em desenvolver investigações que se vinculem com as linhas de pesquisa do Programa. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

Além de preencher o sistema de inscrição, o candidato deverá encaminhar, via e-mail, o formulário para anuência do orientador, disponível no anexo II do edital. O formulário será devolvido ao candidato em arquivo .PDF, com a anuência ou negativa do orientador pretendido. A seleção para o mestrado é composta por análise do projeto de pesquisa e entrevista a distância sobre o projeto.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 7 de dezembro de 2016. As atividades da nova turma do PPGIELA terão início em março de 2017.

O Programa

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA) propõe estudos interdisciplinares a partir do diálogo entre as áreas de Letras, Artes, História, Antropologia e disciplinas afins, com o objetivo de contribuir para a compreensão dos processos de produção e circulação dos saberes, tendo em vista as mobilidades sociais e culturais na América Latina.

O programa conta com duas linhas de pesquisa. Em "Trânsitos culturais" propõe-se o estudo transversal dos objetos culturais, inseridos nas esferas geopolíticas da América Latina e do Caribe, através da abordagem dos processos de construção e circulação dos saberes, imaginários, identidades e memórias. Por outro lado, esta linha de pesquisa propõe estudos sobre letramento e tradução, assim como com a análise das oralidades, literatura, performance, cinema e outros suportes audiovisuais.

Já a linha "Prática de Saberes" reúne pesquisas sobre as populações, grupos e comunidades que integram a experiência histórica e cultural da América Latina, em diferentes espaços e temporalidades. Dentre os métodos e técnicas de pesquisa consideram-se as fontes escritas, orais e as pesquisas bibliográfica e etnográfica.Mais informações, na página web do PPGIELA.

Colaboração: Assessoria de imprensa