23°
Máx
12°
Min

Unila lança livro sobre conservação da Pan-Amazônia

Foto: Divulgação - Unila lança livro sobre conservação da Pan-Amazônia
Foto: Divulgação

O lançamento do livro “Desenvolvimento, Integração e Conservação da Pan-Amazônia” acontece nesta sexta-feira (14) às 16h, na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA).

Na ocasião, também haverá palestra homônima com os organizadores do livro: professor Luis Eduardo Aragón, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e pesquisador visitante da UNILA; e o docente do curso de Ciências Econômicas da UNILA, Pedro Staevie, líder do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Amazônia (NEIAM).

“O livro trata fundamentalmente de temas sobre conservação da biodiversidade na Pan-Amazônia, mas também sobre migrações, construção de hidrelétricas, integração regional da Amazônia, geopolítica e drogas na Amazônia, conflitos indígenas, políticas de desenvolvimento para a região, entre outros. A Amazônia é uma das regiões mais críticas da América Latina, e o livro traz uma discussão extremamente relevante nos dias atuais”, coloca o professor Pedro Staevie.

A obra é resultado de debates realizados durante o “Seminário Internacional Reservas da Biosfera, Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Pan-Amazônia”, realizado em Foz do Iguaçu, em 2015, quando reuniu cerca de 35 especialistas sobre o tema, oriundos de diversos países. O evento foi uma iniciativa da UNILA, da Unesco, do Ministério de Meio Ambiente da Espanha e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Desenvolvimento, Integração e Conservação da Pan-Amazônia

No Seminário e no livro, foram apresentados resultados de pesquisa frutos de trabalhos realizados em reservas da biosfera localizadas no Brasil, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, pelo projeto "Desenvolvimento sustentável do meio rural e conservação da biodiversidade nas reservas da biosfera da Amazônia”, conduzido pela UFPA. Reservas da biosfera são locais para promoção do desenvolvimento sustentável, com base nos esforços de comunidades locais e conhecimentos científicos.

O livro conta com 16 capítulos organizados dentro de cinco eixos: contexto internacional, integração, fronteiras, desenvolvimento e conservação. No total, são 22 autores de diversos países e instituições latino-americanas e da Europa. O professor de Relações Internacionais da UNILA, Fábio Borges, é um dos autores da obra. O livro foi publicado pela Editora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), onde se encontra  disponível para aquisição. Durante o lançamento, em Foz do Iguaçu, haverá edições à venda.

Colaboração: Assessoria