26°
Máx
19°
Min

Unila promove aula inaugural do Programa de Residência Multiprofissional

O curso utilizará metodologias que priorizam ações de diagnóstico da situação de saúde, bem como a promoção, proteção, prevenção e cuidado continuado das pessoas (Foto: Divulgação) - Unila promove aula inaugural do Programa de Residência Multiprofissional
O curso utilizará metodologias que priorizam ações de diagnóstico da situação de saúde, bem como a promoção, proteção, prevenção e cuidado continuado das pessoas (Foto: Divulgação)

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Unila realiza, na próxima segunda-feira (7), às 8h30, no auditório da Unidade Jardim Universitário, a aula magna que marcará o início das atividades do curso.

A aula será ministrada pelo professor Mário Tavares, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e terá como tema “Contribuições da Residência Multiprofissional em Saúde da Família para o ensino e para o serviço”. A atividade é aberta a toda a comunidade.

O evento contará, ainda, com uma mesa-redonda intitulada “O trabalho na Saúde da Família: a contextualização das profissões da área da saúde – Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Saúde Coletiva”.

Além de representantes da UNILA, a aula magna terá a participação de autoridades da Itaipu, secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Conselho Municipal de Saúde.

O curso

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família é um curso de pós-graduação na modalidade lato sensu. Para essa primeira turma, foram ofertadas 12 vagas, destinadas a profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia e Saúde Coletiva.

O curso tem dois anos de duração, com carga horária de 5.760 horas/aula, distribuídas em atividades teóricas e práticas.

O objetivo é formar profissionais para atuar na Estratégia de Saúde da Família e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com foco no cuidado integral nos diferentes ciclos de vida familiar, considerando o planejamento estratégico local, o trabalho em equipe e as abordagens interdisciplinares e intersetoriais no campo da saúde.

O curso utilizará metodologias que priorizam ações de diagnóstico da situação de saúde, bem como a promoção, proteção, prevenção e cuidado continuado das pessoas, famílias e comunidades, de forma integrada.

A Residência Multiprofissional será desenvolvida em três eixos estruturantes: a aprendizagem no trabalho, as necessidades da população nas unidades de saúde e a integralidade do cuidado.

Colaboração: Assessoria de imprensa