24°
Máx
17°
Min

Unila sedia 1º Encontro de Estudos Latino-Americanos

Divulgação - Unila sedia 1º Encontro de Estudos Latino-Americanos
Divulgação

Teve início nesta quarta-feira (30) o "Indisciplinar: 1º Encontro de Estudos Latino-Americanos", organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA). O objetivo do evento, que prossegue nos dias 1º e 2 de dezembro, é permitir aos estudantes do programa a apresentação de seus trabalhos e pesquisas; estimular debates sobre as temáticas e metodologias do IELA; divulgar e apresentar à comunidade da Unila o trabalho realizado no IELA; entre outros.

Abrindo a programação, às 14h, Javier Alejandro Lifschitz (Unirio), Viviane Grace Fernández-Dávila Urquidi (Prolam/USP), Maria Catarina Chitolina Zanini (UFSM) e Ladislao Homar Landa (UNILA) participaram de uma mesa-redonda com o tema “Relatos sobre interdisciplinaridade: experiências latino-americanas”, mediada pelo professor Andrea Ciacchi (UNILA).

No dia 1º de dezembro, os estudantes do mestrado apresentam seus trabalhos nas salas C205 e C212, com início às 9h e às 14h. No dia 2, haverá um minicurso, das 10h às 12h, na sala C205, sobre a “PEC 55 (ex-PEC 241) e suas implicações econômicas, sociais e jurídicas”. Na parte da tarde, a partir das 14h, estão programadas duas mesas-redondas, ambas na sala C205. A primeira com o tema “Desafios, proposições e experiências sobre o PPG-IELA”, tendo como debatedores os professores da Unila Laura Amato, Paulo Renato, Diana Araújo Pereira, Victor Pacheco Garrido e Thaís Mendes Alves.

A segunda mesa-redonda tem início às 16h, com o tema “Cobertura jornalística na Tríplice Fronteira”, e conta com a participação dos professores Ada Cristina da Silveira (UFSM) e Aníbal Orue Pozzo (UNA/UNE) e a jornalista Denise Paro (Front Press). A mesa será mediada pelo também jornalista Nelson Figueira Sobrinho (Unila). Após os debates, haverá o lançamento da obra de Ada Silveira e Isabel Padilha Guimarãẽs, “Conexões (trans) fronteiriças: mídia, noticiabilidade e ambivalência”, um livro eletrônico e gratuito, editado pela Editora da Unila (Edunila). 

Colaboração: Assessoria