22°
Máx
14°
Min

Unioeste abre vagas para 3º Simpósio Internacional de Interculturalidade e Escrita Feminina

Foto: Divulgação - Unioeste abre vagas para 3º Simpósio de Interculturalida
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o 3º Simpósio Internacional “Interculturalidade e Escrita Feminina Latino-Americana: Imaginário e Memória”, que será realizado nos dias 08 e 09 de setembro no Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A justificativa do encontro se dá pela materializa a discussão partilhada de olhares para a autoria de mulheres que romperam o silêncio por meio da escrita e da narrativa oral.

A principal ideia do evento é fortalecer atividades de pesquisa, instigando projetos que integram docentes pesquisadores da Graduação, da Pós-Graduação, respectivos orientandos e membros da comunidade acadêmica e externa do Brasil e exterior. Assim, os interessados podem participar realizando o cadastro, de forma gratuita, no Sistema de Eventos da Unioeste.

Além disso, pretende-se compartilhar perspectivas teóricas de pesquisas acerca da Interculturalidade, e escrita feminina latinoamericadna, Literatura, Imaginário e Memória, de expressão portuguesa, espanhola e guarani, bem como suas respectivas literaturas e confluências de obras literárias e textualidades. Outro ponto forte do simpósio é propiciar aos profissionais, estudantes, professores, pesquisadores, da área de letras, linguística, Artes, Educação e aéreas afins, espaços de reflexão com vista à socializar resultados de pesquisas e projetos em andamento.

O Simpósio de grande abrangência internacional representará, nesta edição, uma das ações das atividades dos grupos de pesquisa: Poética do Imaginário e Memória. A intensão do grupo é desenvolver atividades de pesquisa com vistas aos projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, participação efetiva em congressos, simpósios em eventos no país e exterior, bem como vincular as pesquisas e estudos em rede, ou seja, no diálogo com professores da rede de ensino fundamental e médio e de universidades, orientação de estágios de formação, iniciações científicas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, uma vez que pretende-se oferecer um espaço de reflexão do conteúdo temático sobre imaginário, literatura e memória, tanto aos alunos da pós-graduação, da graduação e interessados no tema a ser pesquisado. A divulgação dos resultados parciais e finais do grupo serão efetivadas mediante a participação dos componentes em congressos, simpósios, na forma de comunicações e/ou palestras, reflexões derivadas das investigações.

A parceria do evento é realizada entre os Programas de Pós-Graduação em Letras das Instituições: Unioeste, Universidade Federal de Grande Dourados,Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade de Jaén/Espanha. O simpósio teve sua primeira versão em 2014 na Universidade de Jaén, Jaén/Espanha, e em 2015 ocorreu na Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS. Consequentemente,

Outras informações acesse a página do Simpósio http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/interculturalidade-e-escrita-feminina, ou entre em contato pelo e-mail adonicruz@gmail.com. 

Colaboração: Assessoria