27°
Máx
13°
Min

Unioeste de Cascavel recebe I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação

Foto: Divulgação - I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação
Foto: Divulgação

Foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel, na manhã de hoje (28), a premiação dos melhores trabalhos de iniciação científica apresentados no I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (EAICTI), realizado no período de 21 a 23 de outubro de 2015.

A solenidade de premiação foi realizada durante a reunião do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE), às 9h30 no auditório da Reitoria. O orientado receberá certificado e placa alusiva ao Prêmio e o orientador receberá certificado.

Durante a realização do evento no ano passado, foi solicitado aos membros do Comitê Assessor Externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que selecionasse dentre os mais de 500 projetos de iniciação científica apresentados, os que se destacassem em cada grande área.

Os selecionados foram: na categoria Ciências Agrárias, Alisson Junior Miola, orientado pelo docente Affonso Celso Gonçalves Junior, com o tema, “Remoção de Clorpirifós de águas contaminadas por adsorventes de casca de mandioca modificados quimicamente”. Já na categoria Ciências Biológicas, a selecionada foi Aline Nardelli, com o tema, “Caracterização de polimorfismo cromossômico numérico e estrutural em Rineloricaria zaina (Loricariidae, Loricariinae) do rio Ijuí, bacia do Alto rio Uruguai”, e orientada pelo docente, Vladimir Pavan Margarido.

Na categoria Ciências da Saúde, o destaque foi para o trabalho “Prevalência de distúrbios psiquiátricos menores em agentes penitenciários de Francisco Beltrão–Pr”, de Renan William Mesquita, orientado pelo professor, Lirane Elize Defante Ferreto de Almeida. Com o tema, “Ferramenta de software para manipulação e visualização de dados georreferenciados (FerGeo): do projeto a um exemplo de aplicação”, o trabalho de Daniel Vitor Dordete Bortoluzzi, foi selecionado na categoria, Ciências Exatas e da Terra, orientado pelo docente, Rogerio Luis Rizzi.

Elizandra Oestreich Siveris, teve seu trabalho selecionado na categoria Ciências Humanas. O tema do projeto é “Escrita de si na revista Blumenau em cadernos”, orientado pela professora Meri Frotscher Kramer. Na categoria, Ciências Sociais Aplicadas, Caroline Andressa Welter foi selecionada com o trabalho “Uma abordagem institucional para a tecnologia de faturamento hidráulico no oeste do Paraná: ameaça ou oportunidade para o desenvolvimento regional”, que foi acompanhado pelo docente, Weimar Freire da Rocha Junior.

Em Engenharias, a selecionada foi Samara Drieli Pagliarini Massochin, com o trabalho, “Estudo do comportamento de membranas poliméricas no tratamento de soluções sintéticas de corante utilizadas no tingimento de pele de peixe”, orientado pela docente, Leila Denise Fiorentin Ferrari. E na última categoria, Linguística, Letras e Artes, o trabalho selecionado foi “O trabalho com os gêneros da esfera jornalística no ensino fundamental I: analisando livros didáticos”, de Tatiana Fasolo Bilhar de Souza, orientado pela docente, Terezinha da Conceição Costa Hübes.

Os membros do Comitê Assessor Externo do CNPq são, Ciências Agrárias, Marcus Metri Correa (Ufrep) e Paulo Sergio Lourenço de Freitas (Uem); Ciências Exatas e da Terra, Sérgio Henrique Pezzin (Udesc); Ciências Biológicas, Orlando Moreira Filho (Ufscar) e Roberto Ferreira Artoni (Uepg); Ciências da Saúde, Stella Kossatz Pereira (Uepg) e Regina Maria Puppin Rontani (Unicamp – Fop); Ciências Humanas, Carlos Henrique de Carvalho (Fapemig) e Alexandre Câmara Valera (Unila); Linguística, Letras e Artes, Diva Cardoso de Camargo (Unesp); Ciências Sociais Aplicadas, Helenice Maria Sacht (Unila); Engenharias, Edna Possan (Unila) e Marcos Lúcio Corazza (Ufpr).

Colaboração: Assessoria Unioeste