27°
Máx
13°
Min

Visitas técnicas e aulas práticas fortalecem aprendizado de trilheiros

Visitas técnicas são um diferencial e encantam os trilheiros (Foto: Marcos Labanca) - Visitas técnicas e aulas práticas fortalecem aprendizado
Visitas técnicas são um diferencial e encantam os trilheiros (Foto: Marcos Labanca)

Um dos principais projetos de formação e inclusão social de Foz do Iguaçu, o Trilha Jovem Iguassu oferece 580 horas de aulas teóricas, práticas e acompanhamento profissional. Sua metodologia enfatiza a criação de um ambiente de aprendizagem e a utilização de estratégias didáticas que permitem aos participantes desenvolverem competências necessárias para o exercício da cidadania, o exercício da profissão e a realização pessoal.

Ao longo de cinco meses, os trilheiros realizam várias atividades práticas, que dinamizam a sua capacitação. De acordo com a coordenadora-geral do projeto, Patrícia Menezes Dutra, “as visitas técnicas enriquecem o conhecimento sobre vários temas de sua formação, bem como os diversos pontos de vista existentes para os mesmos temas”.

As visitas técnicas e aulas práticas são realizadas durante todo o período do curso. Segundo o coordenador pedagógico do Trilha Jovem, Wagner Grizorti, “nas estratégias didáticas são desenvolvidas as vivências práticas, proporcionando uma busca à coerência com a abordagem de competências, que visa à articulação no ambiente de trabalho dos diversos saberes”.

Na edição de 2016, serão 11 visitas técnicas e aulas práticas. A coordenação do projeto agradece às empresas que abriram as portas. São elas: restaurantes do Shopping Catuaí Palladium, Complexo Turístico Itaipu (Visita Panorâmica, Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista), Parque Nacional do Iguaçu, Macuco Ecoaventura, Parque das Aves, Centro de Capacitação Sindhotéis, Provopar, Hotel Wyndham e Hotel Viale.

Trilha Jovem Iguassu

O Trilha Jovem Iguassu é um projeto de inclusão social e formação para o turismo executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu (POLOIGUASSU). Todo ano, 120 jovens são selecionados e divididos nas turmas de Hospedagem; Turismo & Atendimento; e Alimentos & Bebidas. 

As aulas são ministradas por educadores que atuam no mercado de trabalho e pela equipe do projeto no contraturno escolar, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Parque Tecnológico Itaipu.

Apoiadores

O Trilha Jovem tem o apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu e conta com a parceria das seguintes instituições: ABIH, ACIFI, All Brazil Tours, Cataratas do Iguaçu S.A., Codefoz, Comtur, CVC, Del Rey Hotel, Dreamland, GJP Hotéis e Resorts, Hotel Continental Inn, Hotel Golden Park Internacional Foz, ICVB, Instituto Cataratas, Instituto Marca Brasil, JP Dois Comunicação e Vídeo, Parque das Aves, Prestivel, Sancor Seguros, Sicoob, Sindhotéis, UDC, Uniamérica, Único e Wish Resort Golf & Convention.