21°
Máx
17°
Min

X Festival Estadual Nossa Arte envolveu Apaes de todo Paraná

Foto: Assessoria NRE - X Festival Estadual Nossa Arte envolveu Apaes de todo Paraná
Foto: Assessoria NRE

Promovido pela Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Paraná (Feapaes) e realizado pela Apae de Cascavel, com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cascavel, Exército Brasileiro, Tuiuti Esporte Clube e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o X Festival Estadual Nossa Arte aconteceu em Cascavel, de 23 a 26 de junho.

Alunos das Apaes se apresentaram nas categorias Artes Visuais, Artes Cênicas, Artesanato, Arte Musical, Dança, Dança Folclórica e Artes Literárias, surpreendendo o público presente com lições de talento e superação.

Na quinta-feira (23), em cerimonial realizado na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) durante todo o dia, a presidente da Feapaes, Neuza Soares de Sá, os autodefensores estaduais, Marcelo Alves Ribeiro e Daiane de Souza, a chefe do NRE de Cascavel, Inez Aliete Dalavechia, o Secretário Especial para Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, Flávio Arns, e demais autoridades presentes e representadas saudaram os apaeanos. O hino da Apae de Cascavel e o hino das Apaes foram executados pelo grupo vocal Apaencanta.

Na ocasião, foi realizado o lançamento oficial das apostilas adaptadas para alunos com deficiência intelectual e múltipla. Ao todo, foram entregues mais de 300 kits compostos por apostilas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História/Geografia para representantes das Apaes do Paraná.

O Cerimonial de Abertura ocorreu no Tuiuti Esporte Clube, no mesmo dia, a partir das 19h. Os dias 24, 25 e 26 foram dedicados aos ensaios e às apresentações artísticas, realizadas no Centro Cultural Gilberto Mayer e no Teatro Municipal.

Por ter sediado o X Festival Regional Nossa Arte, considerado um dos maiores eventos do gênero, durante quatro dias Cascavel foi o centro das atenções de integrantes e simpatizantes de todas as Apaes do Paraná.

Participaram mais de mil pessoas entre artistas, colaboradores e público em geral. As atrações contemplaram modalidades relacionadas às artes cênicas e visuais, com muita música, literatura, dança e folclore. Como de costume, as apresentações estiveram baseadas em linguagens artísticas, enfatizando a inclusão e a superação. No hall de entrada do Teatro, houve exposição de artes visuais e literárias, que encantaram os visitantes pela riqueza de detalhes e estilos, permitindo reflexões sobre o potencial das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

O Artesanato teve como primeiro colocada a Apae de Arapoti e em Artes Literárias, a vencedora foi a Apae de Kaloré. Em Artes Visuais, primeiro lugar para a Apae de São João. Na modalidade de Música, o primeiro lugar ficou com a Apae de Paranavaí. Em Danças Cênicas, a primeira posição ficou com a Apae de Cambira. Na Dança Folclórica, o primeiro lugar foi da Apae de Umuarama.

Os trabalhos premiados vão representar o Paraná no 20º Festival Nacional Nossa Arte, que ocorrerá no mês de novembro, em Recife (PE).

Colaboração: Assessoria NRE