24°
Máx
17°
Min

Abin confirma ameaça do Estado Islâmico ao Brasil

- Abin confirma ameaça do Estado Islâmico ao Brasil

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou que o Estado Islâmico fez ameaças ao Brasil. A ameaça foi feita por um integrante do grupo terrorista, pelo Twitter, em novembro do ano passado.

A informação foi confirmada pelo diretor do Departamento de Contraterrorismo (DCT), Luiz Alberto Sallaberry, durante uma apresentação sobre ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD Security).

De acordo com a Abin, foi confirmada a “autenticidade do perfil do Twitter em que o francês Maxime Hauchard, integrante do Estado Islâmico, afirma que o Brasil seria o próximo alvo”. O conteúdo da publicação não foi divulgado e o perfil já foi retirado do ar.

“O diretor também informou que a probabilidade de o país ser alvo de ataques terroristas foi elevada nos últimos meses, devido aos recentes eventos terroristas ocorridos em outros países e ao aumento do número de adesões de nacionais brasileiros à ideologia do Estado Islâmico”, informou a nota divulgada pela agência.

Entre as medidas adotadas para evitar possíveis ataques estão o intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, capacitação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN), em especial com os eixos de Segurança Pública e Defesa.