22°
Máx
16°
Min

Ahmadinejad anuncia que não vai concorrer à reeleição no Irã

(Foto: Divulgação) - Ahmadinejad anuncia que não vai concorrer à reeleição no Irã
(Foto: Divulgação)

O ex-presidente do Irã; Mahmoud Ahmadinejad, conhecido por sua orientação linha dura, afirmo hoje que não irá concorrer à eleição presidencial no ano que vem, encerrando semanas de especulação sobre seus próximos passos.

A candidatura foi desencorajada pelo supremo líder do país, o aiatolá Ali Khamenei, para quem Khamenei poderia polarizar a política do país.

A candidatura de Ahmadinejad poderia se tornar um forte desafio à reeleição do atual presidente, Hassan Rouhani, tido como mais moderado. Rouhani é reconhecido por ter chegado a um acordo para encerrar as sanções nucleares ao país. Ele venceu Ahmadinejad em 2009, em um pleito bastante apertado e que dividiu o país.

"Pela graça de Deus, eu tenho orgulho de continuar como um pequeno soldado da revolução", afirmou o ex-presidente em uma carta a Ali Khamenei.

Ahmadinejad é conhecido por questionar repetidamente o Holocausto, predizer o fim de Israel e ampliar a escala do programa nuclear do país. Nos últimos meses, ele tem percorrido o país, o que alimentou especulações de que pudesse estar considerando uma nova candidatura. Em agosto, ele escreveu uma carta aberta ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pedindo uma "rápida solução" para a decisão da Suprema Corte norte-americana que permite às famílias das vítimas de um atentado ligado ao Irã no país coletar suas compensações por danos em ativos iranianos congelados em bancos locais.

Ahmadinejad serviu por dois mandatos, de 2005 a 2013. Fonte: Associated Press.