22°
Máx
14°
Min

Ajuda humanitária alcança apenas 30% dos sírios em áreas sitiadas, diz ONU

A ajuda humanitária atingiu apenas 30% dos sírios que vivem em áreas sitiadas e menos de 10% em regiões de difícil alcance, mesmo com o recente cessar-fogo, afirmou o secretário de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), Stephen O'Brien.

Ele disse ao Conselho de Segurança que muitos dos 4,6 milhões de sírios carentes nessas áreas não podem ser alcançados por causa da falta de segurança e obstrução pelos combatentes.

O'Brien ainda afirmou que, desde que a cessação das hostilidades entrou em vigor há um mês, há menos civis mortos e feridos, além de progresso no acesso humanitário.

Mas O'Brien disse que o governo sírio ainda não aprovou ajuda para três áreas sitiadas a poucos minutos de carro dos armazéns da ONU em Damasco: Duma, Harasta do Leste e Daraya.

"A situação é terrível nessas áreas, particularmente em Daraya, onde continuamos a receber relatórios de grave escassez de alimentos, água potável, medicamentos, eletricidade e produtos básicos", disse. Fonte: Associated Press.