22°
Máx
17°
Min

Alemanha faz operação contra grupos de extrema-direita

(Foto: Daniel Roland/AFP/Getty Images) - Alemanha faz operação contra grupos de extrema-direita
(Foto: Daniel Roland/AFP/Getty Images)

Autoridades da Alemanha baniram nesta quarta-feira o grupo de extrema-direita Weisse Wölfe Terrorcrew (WWT) e conduziu incursões em dez estados, em um movimento do governo contra ataques xenófobos.

O Ministério do Interior disse que procurou e apreendeu provas contra os 16 principais membros do grupo.

"Direitistas grupos extremistas como o WWT não têm lugar na Alemanha", disse o ministro do Interior Thomas de Maizière.

"O WWT está agindo de forma aberta e agressiva contra nosso estado e nossa sociedade, contra os imigrantes e qualquer um que não seguem sua linha. Ele se espalha uma ideologia xenófoba e desumana, carrega agitação extremista de extrema direita para as ruas e não se coíbe de atos de violência", disse o ministro.

A chegada de aproximadamente 1 milhão de migrantes na Alemanha no ano passado correspondeu com uma onda de ataques contra os refugiados, de acordo com a Agência de Polícia Federal da Alemanha. O governo registrou mais de 1 mil crimes contra abrigos de refugiados no ano passado, um aumento acentuado em relação às 199 ocorrências desse tipo em 2014.

O Ministério do Interior disse que o WWT procura criar uma ditadura baseada no modelo do nacional-socialismo, e os seus membros estão dispostos a exercer a violência contra os opositores políticos.

Os membros do grupo, que opera em 10 estados, incluindo Baviera, Berlim, Hamburgo e da Baixa-Saxónia, são neonazistas e ex-membros da cena skinhead, de acordo com Ministério do Interior. Fonte: Dow Jones Newswires.