22°
Máx
14°
Min

Alemanha prende refugiado adolescente por suposto elo com Estado Islâmico

A polícia alemão afirmou nesta quarta-feira ter detido um refugiado sírio de 16 suspeito de ter ligações com o grupo extremista Estado Islâmico, o último caso de uma série de prisões de suspeitos de ter conexões com grupos extremistas.

O jovem não foi identificado, mas parece ter se radicalizado em um período curto de tempo, de acordo com a promotoria de Colônia.

Buscas feitas no celular do adolescente encontraram evidências de que ele esteve em contato com uma pessoa ligada ao Estado Islâmico vivendo no exterior e que tentava recrutá-lo para "atividades islamistas", afirmaram os promotores.

"O resultado das investigações nos indicaram que a ameaça precisava ser levada à sério", disse a polícia.

Pesquisas recentes de opinião mostram a alta dos temores, entre eleitores, de novos ataques no país. A popularidade da chanceler Angela Merkel também sofreu um tombo após a decisão inicial de permitir a entrada de centenas de milhares de refugiados no ano passado.

Na semana passada, a polícia prendeu um grupo por suspeitas de terem sido enviados à Alemanha com a missão de conduzir ataques. Os rapazes, de 17, 18 e 26 anos, tinham passaporte sírio que provavelmente foi confeccionado no Oriente Médio, no mesmo local que provavelmente fez os documentos dos terroristas do ataque de 13 de novembro, em Paris. Fonte: Associated Press.