28°
Máx
17°
Min

Ataque do Taleban mata pelo menos 28 na capital do Afeganistão

Um ataque realizado perto de um prédio do governo do Afeganistão em Cabul matou pelo menos 28 pessoas e deixou 327 outras feridas. O atentado foi o mais mortífero em meses na capital afegã e foi reivindicado pelo Taleban.

O grupo militante islamita afirmou que detonou um caminhão cheio de explosivos, em sua ofensiva anual de primavera no país, iniciada na semana passada e durante a qual os ataques se intensificam por todo o Afeganistão.

O ataque tinha como alvo um complexo usado pelo serviço secreto afegão. Homens armados do Taleban disfarçados com uniformes militares invadiram o prédio logo após a explosão e ainda enfrentavam as forças de segurança locais, horas depois da explosão.

As bombas causaram estragos em prédios e vidros na área, o que deixou pessoas presas sob os escombros. Hospitais pela cidade estavam lotados. O Ministério da Saúde informou que a maioria das pessoas tinha ferimentos leves, causados pelos escombros ou por estilhaços.

Uma fonte do hospital militar de Cabul afirmou que a maioria dos 65 pacientes admitidos no local era de funcionários da agência de inteligência afegã.

O ataque desta terça-feira foi o mais mortífero em Cabul desde agosto, quando mais de 50 pessoas morreram em três explosões. A segurança piorou na cidade ao longo do último ano, com mais de 60 ataques com bomba no segundo semestre de 2015 e o aumento do uso de caminhões-bomba. Fonte: Dow Jones Newswires.