27°
Máx
13°
Min

Boris Johnson mentiu aos britânicos, afirma ministro francês

O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayrault, afirmou nesta quinta-feira que o novo secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, mentiu ao povo britânico durante a campanha para o plebiscito do Brexit, e que agora "está com as costas na parede".

As fortes críticas chamaram a atenção em um político conhecido por seu estilo diplomático, e demonstram a surpresa de Paris com o apontamento de Johnson, um dos líderes da campanha pela saída do país da UE. Após a votação, muitos esperavam que ele se candidatasse ao cargo de primeiro-ministro, o que não aconteceu.

"Ele mentiu muito ao povo britânico e agora é ele que está com as costas contra a parede", disse Ayrault em uma entrevista à rádio francesa. "Agora, é ele quem está pressionado contra para defender seu país e também para que a relação com a Europa seja clara."

O francês afirmou que a indicação do ex-prefeito de Londres mostra o tamanho da crise política no Reino Unido após o referendo, e indicou que a França tem pouca paciência com a política britânica. O novo governo britânico deve iniciar o processo de retirada da UE o mais rápido possível, o que é do seu interesse e também para evitar uma "crise de confiança na Europa", disse. Fonte: Dow Jones Newswires.