22°
Máx
17°
Min

Cameron/Brexit: Reino Unido e UE devem buscar relações o mais próximas possível

(Foto: Tom Evans/Crown Copyright) - Cameron/Brexit: Reino Unido e UE devem buscar relações o mais próximas
(Foto: Tom Evans/Crown Copyright)

O primeiro-ministro britânico David Cameron disse a seus pares da União Europeia que ele acredita ser de interesse tanto do Reino Unido quanto da UE ter relações o mais próximas possível. Na reunião conduzida nesta terça-feira, no entanto, o premiê, que vai renunciar ao cargo nos próximos meses, não detalhou propostas específicas para as relações futuras entre o Reino Unido e o bloco.

Cameron se reuniu hoje com líderes de outros 27 membros da União Europeia pela primeira vez desde o resultado histórico do plebiscito conduzido na quinta-feira, que mostrou que 51,9% da população britânica deseja sair da União Europeia. Ele afirmou que o tom das discussões foi de tristeza e pesar, mas a discussão em si foi positiva, calma e construtiva.

"É claro que é uma noite triste para mim porque eu não queria estar nessa posição", afirmou Cameron. Porém, ele disse estar mais preocupado em acertar a relação do Reino Unido com a Europa e garantiu que fará o que puder para encorajar um relacionamento mais próximo entre as partes.

Cameron e Boris Johnson, um forte candidato a virar primeiro-ministro quando Cameron deixar o cargo, em outubro, disseram que o Reino Unido quer manter acesso ao mercado único (single market), mesmo estando fora do bloco. Porém, os representantes da UE estão bastante divididos em relação a como o bloco deve abordar as conversar sobre a saída e como a futura relação entre as duas partes deve ser. Fonte: Dow Jones Newswires.